Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2017 > 02 > Princesa Isabel e Campina Grande ampliam horizontes com parceria entre alunos

Noticia

Princesa Isabel e Campina Grande ampliam horizontes com parceria entre alunos

O objetivo é proporcionar aos estudantes a experiência de vivenciar um ambiente de desenvolvimento de projetos entre os núcleos de extensão
por publicado: 15/02/2017 15h11 última modificação: 21/02/2017 15h05

Durante a quinta-feira do dia 15 de dezembro de 2016, alguns dos alunos do Centro de Assistência Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais - CACTUS, núcleo de extensão do Campus Princesa Isabel seguiram em visita técnica para o IFPB - Campus Campina Grande com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto EDIFICAR. O que não se imaginava era que uma simples visita poderia se tornar um momento de intensa criação de parcerias entre os alunos, desde a discussão de criação de cursos de capacitação entre si, a processo de produção colaborativo para o desenvolvimento de serviços e produtos. Provavelmente, isso se deu por uma característica comum aos dois núcleos de extensão: Permitir um ambiente de protagonismo focado no aluno.

A visita fazia parte das ações que dão início às atividades do CACTUS, recém constituído pela professora Thais Morais e equipe, onde surge com o objetivo de desenvolver a autonomia profissional dos alunos do campus num ambiente em que eles são os protagonistas no desenvolvimento de serviços e produtos para a comunidade local sob a orientação dos professores tutores participantes do projeto. O núcleo surge espelhado nas ações da “Fábrica de Softwares” do IFC - Araquari/PR, coordenado pelo professor Casemiro Mota, e nas ações do EDIFICAR coordenado pela professora Mellyne Medeiros tornando-se referência pela criação de um ambiente capaz de catalisar experiências nas área de ensino, pesquisa e extensão. 

Os alunos do CACTUS puderam tomar conhecimento das várias atividades que são desenvolvidas, as quais poderão se tornar um referencial para a criação de ações junto à comunidade de Princesa Isabel. No primeiro momento, os alunos do EDIFICAR fizeram uma apresentação que permitiu conhecer um pouco dos seus 3 anos de atuação. Formado essencialmente por alunos do Curso de Construção de Edifícios, podemos destacar a recente criação de um escritório modelo focado no desenvolvimento gratuito de projetos de reformas de habitações, como projeto de arquitetura, elétrico, hidro-sanitário para a comunidade local. Esse projeto está embasado na lei federal 11.888/08 que prevê assistência técnica gratuita em projetos de arquitetura e engenharia par a famílias com renda de até 3 salários mínimos. Eles relataram que estão vivenciando um momento especial por perceberem um aumento da procura por seus trabalhos, que certamente é fruto do reconhecimento da comunidade diante da maturidade com que se apresentam. 

O encontro foi finalizado com uma dinâmica de grupo onde os alunos do CACTUS, representado por estudantes do curso técnico em Edificações, do curso Superior em Gestão Ambiental e Manutenção e Suporte a Informática puderam expôs suas habilidades, dentre as quais, conseguiram despertar o interesse do alunos de Campina Grande por dominarem o uso da tecnologia BIM (Building Information Modeling) na produção de projetos de arquitetura.

Finalizada a visita e cheios de entusiasmo, os alunos discutiram sobre tecnologias que
poderiam dar suporte a uma possível produção colaborativa entre os núcleos de extensão
deixando de lado a distância geográfica entre os campi e colocando no lugar os potenciais
benefícios que a parceria poderá trazer para ambos.

registrado em: