Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 08/09/2018 19h15
Uma breve apresentação do campus Princesa Isabel

O município de Princesa Isabel, está localizado na região oeste do estado da Paraíba, limitando-se a oeste com os municípios de São José de Princesa e Manaíra, ao norte com Nova Olinda, Pedra Branca e Boa Ventura, a leste com Tavares e ao sul com Flores, em Pernambuco. Ocupa uma área de 368 km². A sede municipal apresenta uma altitude de 680 m e coordenadas geográficas de 37º 59’ 34’’ de longitude oeste e 07º 44’ 13’’ de latitude sul.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Essa delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O município foi criado pela Lei nº 705, de 03 de novembro de 1880, e instalado em 27 de novembro de 1883.

De acordo com último censo do IBGE, a comunidade possui uma população de 21.283 habitantes. A agricultura juntamente com a pecuária e o comércio constituem as principais atividades econômicas da comunidade. Funciona, atualmente, no município de Princesa Isabel, uma instituição pública de ensino superior: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB – Campus Princesa Isabel). O município conta também com 27 escolas de ensino fundamental e três escolas de ensino médio.

De acordo com os resultados preliminares do Censo Escolar 2012 – Educacenso, o número de matrículas para o ensino fundamental foi de 2.850, enquanto para o ensino médio houve 771 matrículas. Ficam evidentes, apesar do pouco tempo de funcionamento, o crescimento e a expressão de qualidade de educação do IFPB - Campus Princesa Isabel, haja vista a aceitabilidade das ações pedagógicas desenvolvidas com o público interno, como também das promovidas com a comunidade externa ao Campus, fomentando educação e a construção de cidadania. 


Sobre o Diretor Geral 


 

                   

Vinícius Batista Campos

Possui graduação em Engenharia Agronômica (2006), mestrado em Manejo de Solo e Água (2009) pelo Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Engenharia Agrícola (2012), área de concentração Manejo de solo e Água, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari entre 2011 e 2018. Atualmente, professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Princesa Isabel.

 

Sobre os Antigos Diretores Gerais