Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2018 > 11 > Paraíba e Brasil representados na Feira de Agricultura Familiar em João Pessoa

Paraíba e Brasil representados na Feira de Agricultura Familiar em João Pessoa

Confira a avaliação do evento que movimentou a capital paraibana
por publicado: 07/12/2018 09h21 última modificação: 07/12/2018 09h25

A beleza das múltiplas variedades dos produtos da agricultura familiar foi marcante e registrou, pela memória olfativa e do paladar, visitantes da Feira Nacional da Agricultura Familiar, realizada pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), através do Polo de Inovação e em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), durante os dias 22 e 24 de novembro, na cidade de João Pessoa, PB.

A feira, que aconteceu juntamente com o I Simpósio Internacional de Agricultura Familiar, teve como um de seus objetivos, fortalecer as ações de comercialização dos produtos da agricultura familiar, viabilizar a aproximação e a realização de acordos comerciais entre produtores, novos mercados e consumidores.

Pelo depoimento animado de visitantes e expositores, o sucesso do evento garantiu a efetivação das expectativas de todos – organizadores, público e agricultores. Mais de 60 empreendimentos, entre agricultores, artesões e produtores, apresentaram durante os três dias de exposição da feira, a qualidade e variedade de diversos produtos de todas as regiões do país.

Visitando a barraca de geleias de pimenta, a jornalista Edilene e a professora Raissa comentaram sobre a feira: “Descobrimos uma variedade de produtos, que não são achamos em todo lugar, alimentos saudáveis, cultivados de maneira cuidadosa, respeitando a natureza e nossa saúde”, afirmou Edilene. As visitantes levaram queijo, café, pasta de amendoim e bons momentos da feira.

Já o casal de comerciantes, Valdenice e Agnaldo, souberam da feira através de uma reportagem de TV e foram conferir de perto os produtos da Agricultura Familiar. “Achamos bem interessante, muitos produtos naturais, verduras agroecológicas, frutos do mar, queijo de cabra... uma das surpresas foi o licor de jambo, nós nunca tínhamos visto, achamos uma delícia e acabamos comprando”, disse Valdenice.

A agricultura familiar é atualmente um diferencial na sociedade, começa a ser reconhecida e valorizada por consumidores mais conscientes, que pensam e questionam a origem, a qualidade, a forma de produção, o impacto ambiental e social dos produtos que estão sendo consumidos.

Na avaliação da coordenadora do Projeto de Agricultura Familiar do IFPB, Josi Batista, o evento representou o grande encontro entre quem faz a agricultura familiar, quem produz conhecimento e quem pensa as políticas públicas. “A feira favoreceu o acréscimo de conhecimento para melhoria dos produtos, abertura de novos mercados e expandindo as possibilidades de comercialização para os agricultores/as. Num único evento, pode-se reunir produtores, empreendedores, representantes políticos, pesquisadores e consumidores, ou seja, todas as partes envolvidas no processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar, para pensar também na sustentabilidade desse movimento”, confirmou animada a coordenadora.

A Secretária da Associação dos Agricultores Familiares do Alto de Urupadi – AFAU, em Maués (AM), Edinamar de Oliveira Viana, disse que durante a feira fez inúmeros contatos com pessoas interessadas em adquirir os produtos. “As pessoas estão procurando nosso contato, para possíveis negócios aqui na região, estamos vendo ótimas oportunidades para expandir o mercado por aqui”.

Além do guaraná selvagem em pó e em bastão, o grupo também expos artesanatos produzidos por mulheres indígenas, todos feitos com produtos de origem extrativista, uma forma de manejo sustentável que gera renda sem prejudicar o meio ambiente. O Projeto Guaraná Urupadi foi criado pela Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi, com apoio da Universidade Federal do Amazonas e possuem atualmente 62 famílias de agricultores associados.

Além dos valiosos produtos da Agricultura Familiar de todas as regiões do país, a feira também apresentou a Cozinha Show, um espaço onde chefs de cozinha apresentaram de forma criativa e interativa pratos deliciosos da alta gastronomia todos feitos com produtos encontrados nos stands da feira. As apresentações concluíram com um cardápio diversificado e saboroso de Coffee Break da Agricultura Familiar Brasileira.

*Patrícia Ribeiro - jornalista do Projeto de Agricultura Familiar do IFPB