Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Institucional > Apresentação

Apresentação

por Ivan Medeiros Jr publicado 24/10/2018 12h00, última modificação 25/10/2018 11h29

O Polo de Inovação João Pessoa IFPB foi criado por meio da Portaria/MEC No 118, de 14 de Fevereiro de 2018, com o objetivo principal de atender as demandas das cadeias produtivas ao Instituto no tocante a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)  e à formação profissional para os setores de base tecnológica, tornando-se uma importante unidade do IFPB.

Por meio do Polo, o IFPB pode exercer atividades em pesquisa aplicada e prestação de serviços tecnológicos, em consonância com as demandas e necessidades dos setores da economia e da sociedade, com vistas ao desenvolvimento regional e nacional. Para tanto, são realizadas atividades de prospecção, captação e gestão de recursos financeiros extra orçamentários.

O Polo de Inovação João Pessoa IFPB está diretamente subordinado à Reitoria, compondo um Órgão Executivo da Administração Geral do IFPB, não se constituindo uma unidade de ensino.

São objetivos específicos do polo:

  • Atender demandas das cadeias produtivas ao IFPB no tocante a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica, quando cabível;
  • Promover formação profissional para setores de base tecnológica;
  • Prestar serviços tecnológicos;
  • Agregar em seus projetos, ações e eventos, pesquisadores do IFPB e de instituições parceiras, garantindo a participação de estudantes em todos os projetos;
  • Realizar prospecção, captação e gestão de recursos financeiros extra orçamentários;
  • Participar das políticas de inovação do IFPB, influenciando as transformações nas suas unidades, assim como nos setores da economia e da sociedade.
  • Apoiar ações de empreendedorismo tecnológico, criação de ambientes e habitats executores e promotores da inovação dentro do IFPB.

 

Credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) em 2017, na área de Sistemas de Manufatura, o Polo tem dentre suas linhas de atuação: Produção de Software para Auxílio à Manufatura, Dispositivos Eletrônicos para suporte à indústria e Apoio à decisão na manufatura.

O Polo de Inovação funciona atualmente em sede provisória localizada no Campus João Pessoa.