Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2020 > 04 > Polo de Inovação do IFPB realiza convocação para pesquisadores

Noticia

Polo de Inovação do IFPB realiza convocação para pesquisadores

Inovação para enfrentar o COVID-19
por publicado: 06/04/2020 14h59 última modificação: 06/04/2020 15h00

O Polo de Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Polo-IFPB) torna público o chamamento para prospecção e submissão de propostas para execução de projetos emergenciais de combate ao COVID-19.

A iniciativa é da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que atuará como instituição financiadora principal (recursos não-reembolsáveis) juntamente com as empresas (recursos próprios) e o IFPB, por meio de sua contrapartida institucional econômica. A EMBRAPII ampliou o percentual do aporte para projetos ligados ao enfrentamento da pandemia flexibilizando a regra padrão de suas unidades, quanto aos recursos não reembolsáveis, estabelecida no modelo tradicional. Para essa convocação, o estímulo será maior, avaliado de acordo com a necessidade de cada proposta.

A EMBRAPII também flexibilizou a área de atuação do Polo-IFPB. Para essa convocação, propostas de projetos vinculadas à solução de problemas da pandemia, mesmo não estando dentro da área “Sistemas de Manufatura”, podem ser submetidos.

As propostas de projetos de inovação devem estar pautadas em soluções que minimizem os impactos causados pela pandemia do Coronavírus. As novas tecnologias poderão contribuir com o tratamento, diagnóstico e monitoramento do Covid-19. Ao todo, serão destinados, pela EMBRAPII, um aporte de R$ 6 milhões em financiamento, sendo R$ 2 milhões da parceria com o SEBRAE, para projetos de startups e pequenas empresas, associadas ou não a médias e grandes empresas.

Sendo o Polo-IFPB uma das unidades credenciadas à rede EMBRAPII, esta ficará encarregada de receber as propostas de projetos e encaminhá-las à EMBRAPII, após emissão de parecer técnico. As propostas serão examinadas na ordem cronológica de apresentação. A EMBRAPII irá deliberar sobre as propostas e suas aprovações, comunicando-as ao Polo-IFPB, que fará a divulgação do resultado, conforme fundamentação da EMBRAPII. O fluxo de submissão e envio das propostas à EMBRAPII, para esta convocação, terá vigência conforme existência de recursos e/ou deliberação/diretrizes da EMBRAPII.

Os parceiros privados interessados em desenvolvimento conjunto de projeto de PD&I deverão formalizar proposta mediante preenchimento do formulário eletrônico fornecido pelo Polo-IFPB, no qual deverão constar informações necessárias para compreensão da solução tecnológica que se pretende desenvolver. Isto posto, o Polo de Inovação designará um pesquisador prospector ou pesquisador especialista, responsável por elaborar a proposta técnica para fins de submissão.

Pesquisadores do IFPB que realizarem prospecções junto a empresas também podem submetê-las por meio do mesmo formulário eletrônico fornecido pelo Polo-IFPB.  

Em ambas situações, o Polo-IFPB irá apoiar a construção das propostas para o modelo necessário à submissão à EMBRAPII.

registrado em: