Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2020 > 04 > Estudante cria aplicativo para disseminar informações confiáveis sobre o coronavírus

No app “COVID 19: Utilidade Pública” também é possível denunciar prática de preços abusivos
por publicado: 07/04/2020 11h00 última modificação: 07/04/2020 11h00

Um estudante do IFPB campus João Pessoa provou que os dias de isolamento social podem ser bem produtivos. Leandro Cabral, do curso superior de Tecnologia em Sistema de Telecomunicações, criou recentemente o aplicativo COVID 19: Utilidade Pública.

O objetivo do app é levar informações de fontes confiáveis para o usuário sobre a COVID-19 e combater o abuso de preços nos produtos mais procurados na época de pandemia. Segundo Leandro, outra utilidade do aplicativo é evitar a disseminação de notícias falsas, as chamadas Fakes News, relacionadas à pandemia.

“Eu desenvolvi o aplicativo com o intuito de ajudar os usuários com informações acerca da atual situação mundial relacionada ao coronavírus de forma ágil, fácil e com credibilidade, fugindo, dessa forma, das fake News”, frisa Leandro. Ele acrescenta que o aplicativo também conta com recursos nos quais os usuários podem denunciar junto ao órgão responsável por combater a prática de preços abusivos, como o PROCON.

O aplicativo conta com 4 módulos. O primeiro é Situação Mundial (em tempo real), nesse módulo o usuário tem a opção de ver como está atual situação de seu país ou estado por meio de informações gráficas e números estatísticos, além de notícias verídicas. Sobre o coronavírus é o segundo módulo e nele a pessoa tem a possibilidade de saber como se proteger, quem está no grupo de risco e o motivo da quarentena, entre outras informações.

As outras duas opções são utilizadas para denúncia. No módulo Procon PB - Denúncia Online, o usuário tem a opção de fazer uma denúncia formal junto ao órgão responsável. Já a opção Denúncia Online via Whatsapp, o usuário tem a possibilidade de manter contato com o órgão de forma instantânea e sem burocracia. A denúncia é enviada e o usuário tem um retorno mais ágil.

“Ainda não existe nenhum app similar, que leve informações e ao mesmo tempo o usuário tenha a opção de denúncia tudo em apenas uma plataforma de forma simples, rápido e sem burocracia, tudo na palma da mão”, destaca o estudante.

O aplicativo foi lançado há dois dias e já conta com mais de 100 downloads. O app está hospedado na plataforma Uptodown, que é um portal internacional para downloads de software em desktops e aplicativos móveis.

Instalação

Para instalar o app, basta acessar o site Uptodown  e buscar no site por: COVID 19: Utilidade Pública, ou clique aqui. Ao clicar no app, o usuário tem que permitir a instalação em seu aparelho. “O aplicativo está disponível apenas para plataforma Android, porém estou desenvolvendo uma versão para plataforma IOS”, explica Leandro.

*Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoas com informações do estudante Leandro Cabral