Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2018 > 04 > III Semana de Mineração será de 10 a 13 de abril

III Semana de Mineração será de 10 a 13 de abril

Evento terá palestras, oficinas e visitas técnicas envolvendo 200 participantes
por Ana Carolina publicado: 06/04/2018 16h15 última modificação: 16/04/2018 16h59

O Campus Picuí do IFPB se prepara para realizar a III Semana de Mineração (Semin). Cerca de 200 participantes são esperados, entre estudantes e docentes do Instituto Federal da Paraíba, além de profissionais e empresas da área de Mineração e Geologia.

O evento é promovido pela Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Mineração do Campus Picuí do IFPB. A III Semin também terá a presença de estudantes e professores do Curso de Mineração do Campus Campina Grande do IFPB e do Campus Parelhas do IFRN, além de alunos de Engenharia de Minas da UFCG.

A III Semin oferecerá minicursos, oficinas, palestras e visitas técnicas. Confira a programação completa da Semin nesse site do evento. Ainda há vagas para oficinas.

O credenciamento do evento se inicia às 18h da terça, 10 de abril. A cerimônia de abertura será na Biblioteca, às 19h e contará com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura, Tânia Andrade. A mesa será formada pelos diretores Anderson de Medeiros Souza (Geral); Mario Henrique Medeiros Cavalcante de Araújo (Ensino); Fabio do Egito Pedrosa (Diretor Administrativo); pelo Coordenador do Curso de Mineração, Tiago da Costa Silva e pela Presidente da Comissão Organizadora, Ailma Roberia Souto de Medeiros.

No dia 11 de abril, estão previstos três minicursos no turno da manhã, com as temáticas: Legislação Mineral, Geoprocessamento Aplicado à Mineração; Empreendedorismo e Análise SWOT. À tarde, estão programadas as palestras sobre Desmonte de Rochas com Explosivos; Geologia no Cotidiano do Técnico em Mineração; Empreendedorismo e Mercado de Trabalho.

Na manhã de 12 de abril, continua o minicurso de Geoprocessamento e outro sobre Excel Aplicado às atividades de Mineração. Após o almoço, as palestras serão ministradas com os seguintes temas: Rochas Ornamentais; Lavra e Beneficiamento do Caulin; e Mineração e Contextos Atuais. Finalizando o evento, no dia 13 de abril, será realizada uma visita técnica à Empresa Elizabeth, no município paraibano de Pedra Lavrada.

Ana Carolina Abiahy – jornalista da Reitoria do IFPB