Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2018 > 03 > Campus Picuí está entre os expositores finalistas na Febrace

Campus Picuí está entre os expositores finalistas na Febrace

Sistema de Plantação Inteligente é um projeto da área de Engenharia Agrícola
por publicado: 15/03/2018 10h21 última modificação: 15/03/2018 13h53

A 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace) é um dos eventos mais prestigiados da área e o Campus Picuí do IFPB mais uma vez é um dos finalistas selecionados para participar. A Febrace começou nessa terça, em São Paulo, e vai até 15 de março, na Tenda de Eventos, da Politécnica, da USP.

O projeto do Campus Picuí selecionado foi o “Cultivebot - Sistema de Plantação Inteligente”. A equipe é formada pelos estudantes Gilvan Henrique Dantas, Igor Oliveira da Silva e Francicláudio Dantas da Silva, do 4º ano do Curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio. O grupo têm a orientação do técnico de Laboratório da área de Física, José Torres Coura Neto, e co-orientação de Fernando Costa Fernandes Gomes.

O Cultivebot visa melhorar a produção agrícola da região por meio de um sistema automatizado de hortas orgânicas. O sistema permite a inserção de sementes no solo, irrigação eficiente e indicação de colheita de produtos orgânicos, como forma de aumentar a produtividade agrícola e reduzir o desperdício de água. A motivação é justamente a região de Picuí que sofre com a escassez de água.

O processo será viabilizado por meio de uma rede de sensores de umidade do solo, umidade do ar e temperatura e por uma câmera. Tais dados serão processados em um sistema web e atuarão por meio de uma placa de desenvolvimento (Arduino) e um braço robótico que permite três movimentos distintos e a manipulação da cultura, todos materiais de baixo custo.

Os dois orientadores e os estudantes Gilvan e Igor tiveram um projeto finalista na Febrace 2017, era sobre o Desenvolvimento de Robô de Resgate para Olimpíada Científica. A expectativa da equipe é que o sistema do Cultivebot proporcione o desenvolvimento regional, pois tornam a produção agrícola e o uso da água mais eficientes, possibilitando maior disponibilidade de alimentos na região e melhoria na renda e qualidade de vida dos trabalhadores rurais.

Os projetos finalistas da Febrace disputam uma vaga para a International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). Essa Feira Internacional de Ciências e Engenharia é realizada anualmente, em maio, nos Estados Unidos. O IFPB tem outro projeto na Feira, “Petcare: equipamento interativo e automático para alimentação e hidratação de pets”.

O projeto é da área de Eletrônica e tem como equipe os estudantes Marcílio Ferreira de Paiva Filho, Victor Emmanuel da Silva Batista, Victor Herbert Ferreira de Sousa. O orientador é Igor Galdino Beltrão do Nascimento e o Coorientador é Lucas Fabrício Medeiros de Lucena.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB