Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2017 > 08 > Alunos do Campus Picuí se destacam na Expobot

Noticia

Alunos do Campus Picuí se destacam na Expobot

Discentes conquistaram 1°, 2° e 3° lugares no ranking geral nas Batalhas Robóticas da EXPOTEC 2017
por publicado: 18/08/2017 10h32 última modificação: 29/08/2017 16h21

Os alunos dos cursos técnicos de Informática e Edificações do Campus Picuí fizeram bonito nas Batalhas Robóticas (Expobot) da Expotec 2017. Eles conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares no ranking geral da competição, que aconteceu de 09 a 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

Ao todo, cinco equipes participaram da Expobot . A aluna Ângela Alves, relatou um pouco da sua experiência no evento. “Está sendo muito interessante porque é algo recente para mim, faz três anos que estou no campus, mas é a primeira vez que venho participar da competição e é de extrema importância porque quando você participa da competição adquire conhecimento e conhece gente nova”. Ela ainda enfatizou que onde estuda há maior presença feminina nos grupos e isso é importante, pois mostra o aumento da representatividade feminina no meio tecnológico.

O professor José Torres, formado em engenharia elétrica, é o coordenador das equipes de robótica do Campus Picuí e comentou a evolução do trabalho no campus. “Nós iniciamos esse projeto há cerca de um ano e meio com apenas três equipes com um total de doze alunos. Hoje já estamos com cinco equipes e participamos de diversas competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa regional, e classificamos quatro equipes para etapa nacional do Torneiro Juvenil de Robótica que será em novembro, em São Luís”.

O professor destacou ainda a importância do envolvimento dos alunos nesse segmento tecnológico. “A oportunidade que os estudantes têm de trabalhar com robótica na escola é uma chance de que eles possam deter uma formação diferenciada frente ao mercado de trabalho, Nós formamos alunos do curso de Informática para que eles possam entrar na universidade e levar o projeto adiante ou ingressarem direto no mercado profissional como desenvolvedores de software e de hardware, a ideia é que eles possam ter uma experiência prática de tudo que eles aprendem no dia-a-dia da escola técnica, então com a robótica a gente materializa tudo que eles entendem de desenvolvimento de software e montagem de hardware para que possam ter uma facilidade perante as atividades e funções que vão desenvolver no mercado de trabalho”.

A Expobot é uma competição que tem a construção de robôs como eixo temático principal. Na edição 2017, contou com a participação de 14 equipes compostas em sua maioria por quatro a cinco alunos, vindas não só de cidades do interior do estado da Paraíba, como também da grande João Pessoa. Os grupos podem concorrer em quatro modalidades: vôlei; sumô; resgate e segue faixa. Elas são classificadas em três categorias: A (robôs de até 3kg); B (robôs de até 500g); e C (robôs de até 100g). 

DGCom - com informações do Campus Picuí


registrado em: