Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2016 > 09 > Reitoria Itinerante destaca crescimento em Picuí

Reitoria Itinerante destaca crescimento em Picuí

Reunião com servidores discute a política de assistência aos estudantes com deficiência, a ampliação do código de vagas para servidores e destaca empenho da comunidade acadêmica.
por publicado: 19/09/2016 11h27 última modificação: 19/09/2016 11h28

O Reitor Nicácio Lopes e sua equipe iniciaram na tarde desta quarta-feira (14) a segunda parte do Programa Reitoria Itinerante no Campus Picuí, promovendo uma reunião com os servidores. Para ele, é uma verdadeira satisfação voltar a visitar um Campus do IFPB e verificar o seu crescimento, com dados tão significativos. Por isso, cumprimentou todos os que fazem o Campus Picuí, destacando o crescimento da oferta de vagas e dos demais indicativos educacionais, como nas áreas de pesquisa e extensão. “Isto demonstra o resultado do empenho da comunidade acadêmica do Campus Picuí”, frisou.

O Reitor do IFPB também destacou os novos servidores que ingressaram recentemente no Instituto e que estavam participando do Programa Reitoria Itinerante pela primeira vez. Para ele, os novos servidores já tomaram posse numa Instituição mais transparente, explicando o trabalho recentemente realizado para implantar o Portal da Transparência no IFPB, permitindo que todo cidadão conheça melhor o Instituto. O Reitor aproveitou o momento para divulgar a campanha institucional do PSCT 2017.1 e para explicar as principais mudanças ocorridas no processo seletivo para o próximo ano, exibindo os dois vídeos da campanha para os presentes.

Para o Reitor Nicácio Lopes,  é importante destacar o trabalho que está sendo desenvolvido na área do Planejamento Estratégico do IFPB, o Planede, que será finalizado até o final do mês de outubro/2016 e que projetará a atuação do Instituto Federal da Paraíba pelos próximos 10 anos.

Durante a reunião, a Pró-Reitora de Pesquisa, Francilda Araújo, prestou esclarecimentos sobre a pesquisa, inovação e pós-graduação e falou sobre o lançamento da próxima Revista Principia.

Para o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, Macedo a questão mais comentada foi sobre a nomeação de Intérpretes de Libras. “Nós expandimos a discussão para a política do IFPB de assistência aos estudantes com deficiência. O IFPB tem abraçado esta política e vem primando por ela. Todo o esforço da Reitoria será empreendido no sentido de garantir a assistência aos estudantes”, ressaltou.

De acordo com Aguinaldo Tejo, diretor de Gestão de Pessoas, uma das questões discutidas durante a reunião foi referente à ampliação dos códigos de vagas de servidores. Ele esclareceu que o caso que necessita de uma repactuação de códigos de vagas, que depende do Ministério da Educação.

Outros assuntos abordados na reunião foram os pagamentos das bolsas de extensão, sobre a oferta de bolsas para o próximo ano e sobre a criação e estruturação de laboratórios de geologia.

Para o Diretor-Geral do Campus Picuí, Luciano Pacelli, a reunião foi muito positiva. É importante a Reitoria estar presente para ouvir toda a comunidade do nosso campus, dirimir dúvidas, resolver demandas reprimidas. “Nós tivemos a oportunidade de prestar contas, pois a comunidade vinha cobrando a constituição de nosso conselho diretor, que está implantado e terá posse no dia 29/09; a gente conseguiu  demonstrar uma maior transparência nas nossas ações, no momento em que descentralizamos nossos recursos para cada coordenação, para que cada coordenador tenha como discutir com seus pares o que fazer com os recursos; conseguimos  ratear o combustível, as diárias e os recursos para capacitação com cada coordenação, ou seja, dar autonomia a todos os coordenadores do Campus Picuí”, ressaltou o diretor.

“Gostaria de fazer uma saudação especial aos atletas do Campus Picuí, que nos representaram de forma gloriosa nos Jogos dos Institutos Federais - Etapa Nordeste - com diversas medalhas, o que muito nos orgulha”, frisou o Diretor-Geral do Campus Picuí, Luciano Pacelli.

Ao final da reunião, o Reitor Nicácio Lopes reafirmou para os servidores o reconhecimento da Reitoria do IFPB pelo trabalho realizado no Campus Picuí, “pedindo para que todos nós não nos desmotivemos diante das adversidades. Vamos vislumbrar este monumento extraordinário que está encravado na regiões do Seridó e do Curimataú paraibanos, uma das regiões com menor índice de desenvolvimento humano deste pais. Nós estamos construindo uma das melhores escolas da América Latina. Estamos presentes em todas as regiões do Brasil e principalmente naquelas mais remotas e mais carentes. Vocês todos estão fazendo história, uma belíssima história. Gostaria que todos nós nos impuséssemos passionalmente ao exercício nobre da tarefa de educar, da tarefa de transformar, emancipar e libertar vidas. O maior patrimônio intangível que nós temos, que se chama conhecimento, precisa ser cada vez mais celebrado, a partir da atuação revolucionária de todos os nossos servidores, técnicos-administrativos e professores”, finalizou o Reitor.