Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 04/09/2023 10h00
Desde 2014

Histórico do Campus

O processo histórico para estabelecimento do atual Campus Pedras de Fogo perpassa por questões concernentes ao processo de expansão do IFPB ao longo do tempo.

Em sintonia com o mercado de trabalho e com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, o IFPB implantou, a partir de 2014, 06 (seis) novos campi nas cidades de Guarabira, Itaporanga, Itabaiana, Catolé do Rocha, Santa Rita e Esperança, contemplados no Plano de Expansão III. Assim, junto aos campi já existentes, promoveu a interiorização da educação no território paraibano. Quase que simultaneamente ao Plano de Expansão da Educação Profissional (Fase III), do Governo Federal, que foi até o final de 2014, autorizou o Instituto a implantação de mais cinco unidades (Pólo), foram os campi: Areia, Mangabeira, Pedras de Fogo, Santa Luzia e Soledade.

 Em 2014 ocorreu um ato institucional muito relevante para o surgimento do referido Campus, a ação “ad referendum” proferida pelo Presidente do Conselho Superior do IFPB (Consuper), na pessoa do reitor e professor João Batista Oliveira, através da Resolução nº 19 de 31 de janeiro de 2014 que no uso de suas atribuições legais autorizou a criação e funcionamento do Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de Pedras de Fogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e sua alocação à estrutura organizacional da Reitoria. A resolução ainda determina que o centro de referência seja absorvido pelo Campus João Pessoa como “Campus Avançado Pedras de Fogo”. Além do mais ocorreu a convalidação então a primeira Resolução AR 19/2014 convalidada pela Resolução 148/2014.

 Resolução 19/2014: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/2014/resolucao-no-19

Resolução 148/2014: https://www.ifpb.edu.br/orgaoscolegiados/consuper/resolucoes/2014/resolucao-no-148 

A partir deste ato legal do Consuper, atrelado ao processo de expansão do IFPB (Fase III) chegou de forma concreta à cidade de Pedras de Fogo o pólo do IFPB, somando-se a isso foi firmada uma parceria com a Prefeitura Municipal que dura até os dias atuais. Com o convênio selado, o Centro de Referência do IFPB se instalou em um prédio cedido pela Secretaria Municipal de Educação, ofertando cursos na modalidade à Distância e em seguida com curso presencial subsequente Técnico em Informática. Em 2015, o IFPB inaugurou seu primeiro laboratório de informática no Campus Avançado Pedras de Fogo.

 

A sala funcionou na escola de qualificação e turismo, onde foram ofertados os cursos de Segurança no Trabalho e Secretaria Escolar, ambos na modalidade EaD. Em 2016, dois grupos produtivos de estudantes egressos dos cursos do Pronatec e Mulheres Mil, assessoradas pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários do IFPB (Incutes), ligada à Proexc, participaram da “Multifeira Brasil Mostra Brasil”. O Grupo Águias de Pedras de Fogo foi formado a partir do Curso de Corte e Costura, oferecido em 2014.

Em dezembro de 2016, a Incutes realizou o curso de capacitação para um grupo de mulheres da Associação Águias de Pedras de Fogo. O curso teve duração de 30 horas e foi ministrado pelo italiano, designer e produtor de cintos, Massimiliano de Lonti. A capacitação, que ocorreu no prédio da Pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto (Proexc), foi resultado do projeto: “Trabalho e Renda: Investindo na formação e no fortalecimento de empreendimentos solidários”, desenvolvido por um grupo multidisciplinar formado por estudantes do Campus.

A turma iniciou quando o IFPB em Pedras de Fogo ainda era uma unidade (Centro de Referência) da coordenação do Pronatec no Campus João Pessoa. As atividades aconteceram em parceria com a Prefeitura de Pedras de Fogo. As mulheres confeccionam bolsas reutilizando banners e trabalham na perspectiva da Economia Solidária.

Em 2017, o IFPB publicou edital de inscrição para o Curso Técnico em Informática Concomitante ao Ensino Médio ofertado no Campus Avançado de Pedras de Fogo. O curso foi na modalidade de Ensino à Distância e ofereceu 60 vagas. O Campus Pedras de Fogo realizou no dia 23 de setembro de 2017 a aula inaugural do Curso Técnico em Informática concomitante ao Ensino Médio.

Em 2018 o campus contava com aproximadamente 20 alunos cursando o Técnico em Informática na modalidade MEDIOTEC Concomitante EaD.

No mês de maio de 2019 o Campus Pedras de Fogo do IFPB realizou um evento muito relevante para o processo de legitimação deste pólo de ensino na cidade, que foi a primeira cerimônia de certificação dos alunos dos cursos Técnicos Subsequentes em Secretaria Escolar e Segurança no Trabalho, ambos na modalidade Educação a Distância (EaD). As duas turmas foram pioneiras no Campus em implantação.

No mesmo ano, 2019, nos dois semestres houve um incremento na oferta de cursos FIC em várias modalidades, porém concentradas nas áreas de Gastronomia, Informática e Moda & Costura. O Diretor do campus em implantação da unidade de Pedras de Fogo, Frederico Campos Pereira, definiu com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB a implementação dos cursos FIC de Costureiro (a), Operador de Computador (Informática Básica) e Gastronomia, todos com carga horária entre 80 a 120 horas. Mais de 275 matrículas foram efetuadas nos dois semestres do referido ano.

Processo de Autonomia do Campus

Em dezembro de 2020 o Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento do campus Pedras de Fogo, através da publicação no Diário Oficial da União da Portaria Nº 1.079, de 25/12/2020. O reitor Nicácio Lopes classificou a notícia como auspiciosa e digna de comemoração, por toda a sociedade paraibana. Pois, trata-se de uma conquista histórica da educação profissional e tecnológica na Paraíba após 10 anos de luta e persistência. A peleja pela autonomia do Campus Pedras de Fogo começou em 2014 com a realização dos primeiros estudos dos arranjos produtivos locais.

Portaria do DOU Nº 1079/2020: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.079-de-25-de-dezembro-de-2020-296802273

Cursos e Oportunidades ofertados pelo Campus

O campus também oferta entradas regulares e semestrais de dois cursos Técnicos Subsequente (Presencial), sendo um em Informática e outro em Modelagem do Vestuário, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), são eles: Auxiliar de Costura; Customização de roupas, Pizzaiollo, Delivery em Negócios Gastronômicos, Jogos e Brincadeiras para o Ensino Infantil, entre outras ofertas.

A prefeitura do município assim como diversas Associações são parceiras sociais deste importante campus do IFPB. Há dezenas de projetos na área de Extensão, Pesquisa e Inovação em parceria com esses atores sociais citados. Agente de Alimentação Escolar. O IFPB também ofertará vagas para o curso de que faz parte do Projeto Qualifica Mulher, de iniciativa do Governo Federal e que compõe um conjunto de ações que visam à inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Localização da Unidade 

O Campus Avançado do IFPB no Município de Pedras de Fogo funciona provisoriamente desde 2014 em um prédio cedido pela edilidade municipal, na modalidade Gestão Plena, pelo período de 5 anos, podendo ser prorrogado por igual período, localizado na rua Vidal de Negreiros, s/n. No Termo de Cessão está prevista a responsabilidade do Município com as despesas de água, energia, telefonia, apoio e segurança.

A prefeitura também está cedendo na mesma modalidade e por igual período um prédio, vizinho ao já cedido, local onde está instalado o laboratório de Informática para o atendimento as turmas da EaD, atividade inicial do Campus.

________________________________________________________________________________________

Equipe Gestora


 

Diretor - Geral

Frederico Campos

Frederico Campos Pereira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1988). Especialização em Gestão da Indústria Sucroalcooleira pela UFCG/UFMT (2008) Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2010 e 2013). Desenvolve projetos de Pesquisa (PIBICT), Extensão (PROBEXT) e de Inovação Tecnológica (PIBITI) Institucionais e em parcerias com Órgãos de fomento (CNPq/FAPESQ/BNB). É membro da Sociedade Brasileira e Latinoamericana de Agroecologia.

 

Diretor de Desenvolvimento do Ensino - DDE

Roberto Ranniere Cavalcante de França
E-mail: roberto.franca@ifpb.edu.br
             dde.pf@ifpb.edu.br

Telefone

+55 (83) 99124.7844