Você está aqui: Página Inicial > Patos > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 18/10/2016 16h11, última modificação 14/07/2018 14h57

O campus Patos têm os Grupos de Pesquisa abaixo listados cadastrados e certificados pela Instituição dos quais os servidores fazem parte: 

Processos Construtivos e Inovações Tecnológicas em Edificações
Este grupo de pesquisa abre o leque para linhas de pesquisa na área de construção civil relacionadas ao estudo e implantação de tecnologias inovadores, racionalizadas e com caráter de sustentabilidade. Pesquisas envolvendo engenharia econômica e viabilidade de implantação de empreendimentos, gestão da qualidade e impactos ambientais de obras de construção também são desenvolvidas.

Saúde e Segurança no Trabalho
Realizar pesquisas com as diversas classes trabalhadoras na região de Patos e cidades circunvizinhas, com o intuito de divulgar os resultados para amenizar as consequências da exposição aos variados riscos no ambiente de trabalho, promovendo melhorias na saúde e segurança no trabalho dos trabalhadores da região. 

NUPEDI (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologia, Educação, Cultura e Diversidade)

O Núcleo de pesquisa e extensão em Tecnologia, Educação, Cultura e Diversidade (NUPEDI), pretende promover os estudos culturais, sociais, educacionais e políticos junto à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e a comunidade de microrregião de Patos em geral. O projeto surge para suprir uma carência detectada nos alunos que ingressam no instituto e na própria comunidade local, os mesmos desconhecem suas raízes culturais, suas geografias e histórias. O trabalho será desenvolvido dentro de uma visão multidisciplinar e interdisciplinar, buscando o relacionamento harmônico entre as diversas áreas participantes do Projeto. As ações serão desenvolvidas através de oficinas, seminários, palestras, exposições, mostras, festivais, encontros, fóruns, reuniões, performances e atividades de assessoria e consultoria. O respeito à comunidade, as suas necessidades e reivindicacões é a característica mais importante deste Projeto.