Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2019 > 10 > Receptor para levantamento de dados topográficos e geodésicos é instalado no Campus Patos

Receptor GNSS envia dados diretamente para o IBGE
por Patrícia Nogueira publicado: 02/10/2019 11h10 última modificação: 15/10/2019 16h44

O IFPB Campus Patos conta agora com um equipamento de armazenamento de dados de satélite. Trata-se de um receptor GNSS (Global Navigation Satellite Systems), utilizado para levantamentos topográficos e geodésicos, de alto desempenho e precisão, compondo uma estação da Rede Brasileira de Monitoramento Continua (RBMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que permite observações para a determinação de coordenadas.

São mais de 120 estações ativadas em todo país, dentre elas, três estão na Paraíba, nas cidades de João Pessoa, foto 07.jpgCampina Grande e Patos. A de Patos foi instalada dentro do Campus e é composta por receptor e antena que estão instalados sobre a laje do bloco administrativo. A instalação aconteceu há cerca de 15 dias. “Ao saber da necessidade do IBGE em instalar uma estação no sertão do estado, procurei o órgão, dialoguei e mostrei que o nosso Campus tem interesse e pré-requisitos para receber esse equipamento”, disse o Diretor Geral do Campus Ronaldo Lima.

De acordo com o analista do IBGE, Fernando Lins, a estação funciona da seguinte forma: os dados recebidos são armazenados no receptor e ao final do dia são enviados para os servidores de dados do Instituto. No dia seguinte esses dados são disponibilizados no site e qualquer usuário interessado poderá fazer o download.

Os dados liberados permitem que usuários realizem correções de alta precisão em levantamentos com GPS. “Isso agiliza vários tipos serviço de engenharia, baixa o custo de levantamento de precisão com GPS e permite vários tipos de pesquisas científicas. Além disso a estação RBMC, permite a integração com outro equipamentos de pesquisa, tais como estações meteorológicas que devem ser incorporadas posteriormente”, explicou o Diretor Ronaldo.

A estação vai entrar em fase de homologação e dentro de dois a três meses os dados ficarão disponíveis para toda sociedade. A partir do efetivo funcionamento da estação será realizada uma parceria proporcionando oficinas para mostrar como o equipamento poderá ser aproveitado em atividades acadêmicas dos cursos.

Saiba mais - Os receptores, como unidade de processamento, são capazes de decodificar, em tempo real, as informações enviadas pelos satélites, calculando a posição, possibilitando a troca de dados e disponibilizando informações para gerar mapas detalhados. Os receptores GNSS (Global Navigation Satellite System) são utilizados na maioria dos levantamentos topográficos e/ou geodésicos e auxiliam para que ocorra um melhor rastreio das informações do local de interesse.  (Fonte: santiagoecintra.com.br/blog/geo-tecnologias/metodos-de-posicionamento-e-receptores-gnss)