Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2018 > 04 > Projeto Aquaponia do Campus Patos recebe equipe técnica da EMATER-PB

Noticia

Projeto Aquaponia do Campus Patos recebe equipe técnica da EMATER-PB

Grupo extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba visita projeto de Aquaponia do Campus Patos.
publicado: 27/04/2018 16h36 última modificação: 28/04/2018 08h31

Na manhã da quinta-feira passada, dia 26 de abril, o grupo de extensionistas da Empresa Rural da Paraíba (EMATER-PB) participou de uma visita técnica ao projeto de extensão "Aquaponia na Agricultura Familiar", do Instituto Federal da Paraíba campus Patos, coordenado pelo servidor Leonardo Navarro.

A visita teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela Instituição, em pesquisas e desenvolvimento tecnológico no setor agrícola no Sertão paraibano, avaliando as experiências bem sucedidas, para que possam ser aplicadas no Plano Brasil sem Miséria.

O grande desafio atual para o desenvolvimento do setor agrícola é promover melhorias no sistema produtivo que superam as limitações, utilizando  tecnologias apropriadas ao contexto local, visando o desenvolvimento regional, a inclusão da agricultura familiar em sistema de produção moderno e eficiente.

A aquaponia vem proporcionando este desenvolvimento através de um sistema integrado de produção de peixes e plantas, com recirculação de água. Apesar de pouco difundido a combinação, esse sistema reduz o consumo de água, utilizando entre 90 a 99% menos água que sistemas de aquiculturas convencionais e alto aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados. Portanto, é uma alternativa de produção de peixes e vegetais menos impactante ao meio ambiente, representando uma quebra de paradigma das atividades agrícolas no sertão, com responsabilidade no uso dos recursos hídricos.

Pelo segundo ano, o projeto pretende auxiliar os agricultores de pequenas propriedades rurais, traduzindo os conhecimentos científicos em uma linguagem simples, adequada a realidade do público alvo, disseminando soluções sustentáveis.

AquaponiaAquaponia
registrado em: