Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 12 > IFPB Campus Patos participa de etapa de revitalização do Rio Espinharas

IFPB Campus Patos participa de etapa de revitalização do Rio Espinharas

Alunos de Segurança no Trabalho participam de inventário florestal
publicado: 27/12/2017 17h01 última modificação: 09/01/2018 16h25

O Instituto Federal da Paraíba, Campus Patos, através dos alunos do curso tecnológico em Segurança no Trabalho, participa, em parceria com a Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Superintendência e Administração de Meio Ambiente (SUDEMA) e poder legislativo, da primeira etapa de revitalização do Rio Espinharas.

Equipes dos órgãos de proteção ambiental, além da pesquisa, fizeram um inventário florestal a partir da coleta de dados das árvores para gerar um relatório com o registro das espécies de vegetação existente. Foram mais de 15 dias realizando os estudos para a partir dos dados colhidos, entregar o documento a SUDEMA para autorização do plano de corte das árvores exóticas, de acordo com a legislação específica do Estado da Paraíba para esses casos, que permite a retirada dessas árvores, que no caso do Rio Espinharas estão invadindo o leito do rio.

O engenheiro florestal do município, Felipe Medeiros, disse que foi escolhido em reunião junto com a SOS Três Rios Patos, um trecho que vai servir como experimento na retirada das árvores, que vai da ponte da Alça Sudeste à ponte nova do Jatobá.

“Nós não sabemos como será a retirada das árvores, quais as dificuldades que iremos encontrar, o maquinário que vai estar fazendo o trabalho. Então o próximo passo é digitar todos os dados colhidos em planilhas, gerar o relatório das espécies e dar entrada junto ao órgão ambiental para autorização da retirada das árvores, como também a recuperação da área”, afirmou.

Veja no site da Prefeitura: https://goo.gl/TxzHVA