Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 11 > Alunos de Eletrotécnica do campus Patos realizam visita técnica a usina da Chesf

Visita técnica as usinas de Paulo Afonso e Xingó, complexo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
publicado: 30/11/2017 09h20 última modificação: 30/11/2017 13h41

Os alunos do curso de Eletrotécnica (Subsequente) do 3º e 4º período, do Instituto Federal da Paraíba, campus Patos, visitaram as usinas de Paulo Afonso e Xingó, complexo da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), entre os dias 27 a 29 de novembro. Participaram da visita 30 alunos, acompanhados pelo professor Joel Siqueira Ferreira.

Um dos maiores complexos conversores de energia no Brasil. De acordo com o professor, devido à localização estratégica do complexo, foi possível visitar as usinas de Paulo Afonso e Xingó, instaladas nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco.

A Usina Paulo Afonso I, construída e projetada pela CHESF, está instalada no São Francisco, principal rio da região nordestina, com área de drenagem de 605.171 km2 , bacia hidrográfica da ordem de 630.000 km2, com extensão de 3.200 km, desde sua nascente na Serra da Canastra em Minas Gerais, até sua foz em Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE.

As Usinas Paulo Afonso I, Paulo Afonso II e Paulo Afonso III estão em um mesmo represamento, constituído de uma barragem do tipo gravidade em concreto armado, com altura máxima de 20 m e comprimento total da crista de 4.707m, associado às estruturas de concreto tais como: 01 (um) vertedouro do tipo Krieger, com descarga livre; 04 (quatro) vertedouros de superfície, com comportas vagão; 01 descarregador de fundo; 2 drenos de areia; tomada d'água e casa de força subterrâneas, escavada em rocha sólida, com profundidade aproximada de 80 m.

A Usina Paulo Afonso I é constituída de 3 unidades conversoras acionadas por turbinas Francis, com potência unitária de 60.000 kW, totalizando 180.001 kW. A energia convertida de forma mecânica para a elétrica é transmitida por uma subestação elevadora com 18 transformadores monofásico de 185.000 Kva, cada um eleva a tensão de 18 kV para 500 kV. A partir desse ponto é feita a conexão com o sistema de transmissão da CHESF através da Subestação Paulo Afonso.

Fonte: Chesf - https://www.chesf.gov.br

Usinachesfchesf