Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 10 > Campus Patos recebe visita de técnicos da Secretaria do Município

Noticia

Campus Patos recebe visita de técnicos da Secretaria do Município

Técnicos da Secretaria de Agricultura do município visitam unidade de Aquaponia
publicado: 04/10/2017 19h44 última modificação: 05/10/2017 16h32

Nessa quarta-feira (04) equipe técnica da Secretaria de Agricultura do município de Patos visitou a unidade de Aquaponia instalada no Instituto Federal da Paraíba, campus Patos.

De acordo com o secretário de Agricultura do município, João Paulo de Lacerda, o objetivo da visita foi analisar o processo de produção de hortaliças e peixe em um sistema fechado de recirculação de água, que permite o controle da produção, valorizando o reuso e recondicionamento da água, com uso de filtros biológicos.

O secretário destacou que foram apresentados três projetos ao Ministério de Desenvolvimento Social e dentre eles o Aquaponia se destacou com maior viabilidade de implantação no Programa Progredir do Governo Federal. Ainda  falou da possibilidade do servidor Leonardo Navarro realizar uma apresentação do projeto em Brasília no MDS.

O Projeto de Extensão de Aquaponia na Agricultura Familiar é coordenado pelo servidor Leonardo Navarro, com apoio da coordenação de Extensão do Campus. A iniciativa, de acordo com coordenador, promove a cidadania aos pequenos produtores rurais, além de incentivar a produção agrícola de forma sustentável, sem desperdício de recursos naturais.

O que é Aquaponia:

É uma técnica que permite, de forma integrada e colaborativa, a aquicultura convencional (criação de organismos aquáticos tais como peixes, lagostas e camarões) associada à hidroponia (cultivo de plantas em água), ocorrendo uma verdadeira simbiose entre as espécies.

De acordo com o coordenador, o servidor Leonardo Navarro, o projeto de extensão poderá representar um grande passo da Educação Tecnológica na região, promovendo cidadania aos pequenos produtores rurais, além de incentivar a produção agrícola de forma sustentável, sem desperdício de recursos naturais.

AquaponiaAquaponiaAquaponia
Aquaponia Aquaponia Aquaponia
registrado em: