Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 04 > Movimento Abril Verde é organizado em Patos

Movimento Abril Verde é organizado em Patos

Alunos, professores, egressos e representantes do SEBRAE, do CREA, do DER e da SUPLAN participaram do evento. Programação ocorreu nos dias 19 e 20
publicado: 20/04/2017 13h20 última modificação: 20/04/2017 13h20

O IFPB Campus Patos em parceria com a Associação de Engenheiros de Segurança da Paraíba (AEST-PB) e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) está participando do Movimento Abril Verde. O Movimento tem como intuito promover a consciência a favor da saúde e segurança no trabalho, visando diminuir a crescente ocorrência de acidentes e doenças do trabalho e a mortalidade nos últimos anos.

A programação foi organizada nos dias 19 e 20, na área de vivência do Campus Patos. No evento foram ministradas palestras sobre o tema e exibido um documentário sobre a história de trabalhadores que perderam a vida no exercício da profissão. No primeiro dia, o evento foi voltado para os alunos com palestras sobre  o panorama da Segurança no Trabalho, assegurando a vida do trabalhador e sobre Segurança e Saúde no Trabalho nas pequenas empresas. No turno da noite, a participação dos egressos do Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho falando sobre a situação atual e mercado de trabalho da profissão de tecnólogo em Segurança no Trabalho, juntamente com Ismael Nóbrega do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE),  discutiu as possibilidades de atuação na área de saúde e segurança do trabalhador. A professora Adriana Martins ressaltou a importância do evento, como uma oportunidade para a exposição das ações dos egressos enquanto profissionais na prevenção e proteção da saúde do trabalhador.

“Ouvir os ex-alunos da casa, compartilhando suas experiências e conquistas com certeza nos enche de orgulho. Tenho certeza de que todos que estiveram prestigiando o evento saíram com um novo olhar sobre o curso”, destacou a professora.

Na manhã de hoje (20), alunos e professores do IFPB, representantes do CREA, do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) e da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN) participaram da programação. Aparecida Estrela, coordenadora da Câmara de Engenharia de Segurança no Trabalho do CREA e engenheira civil da PLANC, apresentou palestra sobre a importância da segurança do trabalho na construção civil e o médico e engenheiro do trabalho, Edmilson Alter, falou sobre sua experiência de atuação no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), atendendo com foco na saúde e na promoção dos seus direitos previdenciários do trabalhador.

O professor Diogo Vasconcelos, coordenador do curso técnico em Segurança no Trabalho e um dos responsáveis pela promoção do Movimento Abril Verde no IFPB Patos, fez a seguinte avaliação do evento: "A cada ano, milhares de trabalhadores morrem no Brasil vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento Abril Verde foi criado com a intenção de nesse mês promover uma reflexão sobre o tema. E o Campus Patos, pioneiro na área de Saúde e Segurança do Trabalhador, não poderia ficar de fora desse momento. Foram dois dias de atividades nos quais procuramos refletir sobre o papel dos profissionais de segurança, especialmente os técnicos e tecnólogos, e mostrar aos nossos alunos a importância para o trabalhador, o governo e a sociedade de se pensar e adotar medidas de prevenção. Nesse ano, além da grandiosa participação de alunos e ex-alunos, tivemos a satisfação de contar com parceiros como o SEBRAE, o CREA e a AEST. Na minha avaliação, o Abril Verde realizado no Campus Patos foi um sucesso. Certamente fará parte do calendário de eventos do Campus e no próximo ano será ainda melhor".