Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2016 > 09 > Campus Patos realiza Mesa redonda sobre conscientização ambiental

Campus Patos realiza Mesa redonda sobre conscientização ambiental

Debate em torno da proteção dos ecossistemas do sertão paraibano

Dia da árvore foi escolhido para realização de debate em torno da proteção do Pico do Jabre
publicado: 21/09/2016 17h11 última modificação: 21/09/2016 17h11

O Campus Patos promoveu, nesta manhã, uma mesa redonda sobre “Conscientização Ambiental: proteção do ecossistema do sertão paraibano”. Esta temática emerge num cenário preocupante de  uma sequência de incêndios florestais que atingem a vegetação da Serra de Teixeira, ameaçando a fauna e a flora da região.

O Dia da Árvore, que se comemora na data de hoje, foi escolhido para esta realização por sua simbologia de valorização e preservação do meio ambiente. A programação iniciou com a professora da Universidade Federal de Campina Grande, Solange Maria Kerpel, Bióloga, Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que explicou os conceitos envolvidos no processo de conscientização e proteção ambiental e apresentou os procedimentos necessários à manutenção da vida nos ecossistemas. Na sequência, a professora Maria do Carmo Learth Cunha, Doutora em Ciências Florestais, destacou como as espécies vegetais e animais do Pico do Jabre são únicas na Região e, por isto, necessitam ser preservadas. Enfatizou ainda o risco de grandes perdas em decorrência dos incêndios recentes. O Pastor John Philip Medcraft, ambientalista e um dos fundadores do movimento pela preservação do Pico do Jabre, falou sobre sua trajetória na defesa e preservação da natureza e também sobre o trabalho de mobilização permanente para a instalação do Parque Estadual Pico do Jabre. Finalizando as explanações, o comandante da Polícia Ambiental da Paraíba, Major Luiz Tibério Pereira Leite, abordou as ações empreendidas contra desmatamentos, queimadas, caças e maus tratos, destacando a importância da colaboração das populações a partir das denúncias. O comandante relatou também o trabalho do Corpo de Bombeiros para controlar o fogo na Serra de Teixeira e anunciou que estão sendo iniciadas as perícias para averiguar as causas e a proporção dos estragos causados na região.

O plantio de árvores típicas da caatinga encerrou o evento, marcando simbolicamente este momento de esclarecimento e conscientização em torno da temática ambiental.