Você está aqui: Página Inicial > Patos > Assuntos > Biblioteca

Biblioteca

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 30/04/2016 21h18, última modificação 28/02/2024 08h44
Biblioteca Campus Patos

 

A Biblioteca do Campus Patos iniciou seu funcionamento em 2012 e busca, desde então, dar suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas no IFPB, bem como contribuir com a formação cidadã, intelectual e cultural de seu público.

Caracterizada como pública de multinível, atende às necessidades informacionais de discentes dos cursos técnicos subsequentes e integrados ao nível médio e dos cursos de nível superior, além de Docentes, Técnicos Administrativos, Terceirizados e da comunidade externa.

 


 

Serviços e produtos oferecidos

A Biblioteca desenvolve e oferta produtos e serviços que vão desde a seleção do material bibliográfico até seu efetivo uso:

 

  • Circulação, que inclui empréstimos, renovações, consultas, devoluções e reservas;
  • Atendimento ao usuário e auxílio à pesquisa, subsidiados pelo acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, acervo local e acesso à Internet;
  • Educação e formação de competências para uso dos serviços e produtos da biblioteca;
  • Elaboração de fichas catalográficas;
  • Disponibilização de terminais de computadores para pesquisa acadêmica;
  • Empréstimos de sala de estudo em grupo;
  • Sala de estudo individual;
  • A emissão de nada consta

 

Serviço de circulação (empréstimo, devolução, reserva)

O empréstimo domiciliar é facultado somente aos usuários vinculados ao IFPB. São considerados usuários com direito ao serviço de empréstimo: professores, alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes, alunos de graduação e pós-graduação, servidores técnicos administrativos e servidores terceirizados.

PrazoO prazo de empréstimo será de 20  dias consecutivos (Livros, coleção braille), 1 dia (TCC, dicionários e chave do guarda-volume) para todas as categorias de usuários. Os usuários poderão retirar por empréstimos até 4 (quatro) livros, 1(TCC, dicionário e chave do guarda-volume). 

Reserva: A reserva de material bibliográfico pode ser feita pelo próprio usuário no site da biblioteca (KOHA) ou no balcão de atendimento, somente para obras devidamente emprestadas. O usuário poderá solicitar reservas até o limite de 4 (quatro) obras.

Sansões: Aplica-se 1 (um) dia de suspensão do serviço de empréstimo domiciliar para cada dia de atraso na devolução do material.


Links para agendamentos de serviços: https://bit.ly/m/Links-da-biblioteca

Acesse sua conta da biblioteca aqui: Bibliotecas do IFPB catálogo 

Acervo

A Biblioteca dispõe de um acervo que hoje conta com cerca de 8.100 exemplares dentre livros, TCC, acervo braille e CDs.  As áreas cobertas são: segurança do trabalho, engenharia civil, Informática, elétrica, filosofia, sociologia, além de livros de literatura estrangeira e nacional. O acervo está organizado conforme a classificação decimal universal (CDU) e a Tabela de Cutter.

O empréstimo do material bibliográfico disponível é pessoal e intransferível, ficando sob inteira responsabilidade do (a) usuário (a), que pode permanecer com livros do acervo geral por até 20 dias consecutivos, na quantidade máxima de 4 (quatro) unidades. 

Consulte os livros disponíveis em nossa biblioteca:  Bibliotecas do IFPB catálogo



Repositório Digital


O Repositório Digital (RD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) é uma base dados de acesso aberto, constituindo um serviço de gerenciamento da produção técnica, científica e cultural no âmbito do Instituto. Todos Os TCCs elaborados no âmbito do IFPB devem ser armazenados e publicizados no repositório institucional com acesso aberto à comunidade interna e externa.

  • A versão final do trabalho acadêmico, no formato digital, deve ser anexada ao processo inicial do diploma, inserindo o Termo de Autorização para publicação em meio digital e encaminhado para docente do componente curricular de TCC, que deve analisar todos os documentos que compõem o processo e encaminhá-lo para o setor da biblioteca para registro no repositório institucional de TCC.
  • O aluno deve preencher um termo de autorização para publicação em meio digital (disponível em: https://www.ifpb.edu.br/pre/assuntos/bibliotecas)
  • O prazo para inserção no RI pela Biblioteca é de 10 (dez) dias úteis  após o recebimento
    do processo via SUAP.


Repositório Institucional do IFPB IFPB - Repositório Digital: Página inicial



Ficha catalográfica

A ficha catalográfica é elaborada seguindo o código de catalogação Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), a ficha catalográfica é um conjunto de dados sistematicamente ordenados, que traz a descrição física e temática do trabalho, contendo informações fundamentais, tais como: autor, título, local, assunto, número de folhas e etc. Todos os trabalhos de conclusão de curso elaborados no âmbito do IFPB devem ter ficha catalográfica e é a biblioteca a responsável por emitir.

Como solicitar? 

O aluno deve enviar a versão final do trabalho para o e-mail: biblioteca.pt@ifpb.edu.br

Prazo: a solicitação será atendida em até 48 horas úteis.

Onde colocar a ficha catalográfica no TCC?

A ficha catalográfica do TCC deve ser inserida no verso da folha de rosto (em documentos digitais na folha subsequente), com texto centralizado e disposto na metade inferior da página. Portanto, para que o trabalho receba a ficha é necessário que ele tenha todos os elementos pré-textuais obrigatórios segundo a NBR 14724:2011.

Os elementos pré-textuais são: folha de rosto, errata, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo no idioma do texto, resumo em outro idioma, listas (ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas e símbolos) e sumário.

Para artigos não há necessidade da elaboração de ficha catalográfica. 



Nada Consta

A declaração de Nada Consta é um documento que comprova a ausência de débito junto as Bibliotecas do IFPB. Ela é expedida quando o usuário está com a situação regular junto a biblioteca. Além disso, tem grande importância para todo o corpo discente, pois possibilita a emissão de certificados e diplomas de conclusão de cursos de técnicos, graduação e de pós-graduação. A declaração nada consta da biblioteca deve ser solicita pelo e-mail biblioteca.pt@ifpb.edu.br, o prazo para emissão do documento é de 48h úteis. 

Estudantes

  • trancamento total de matrícula;
  • pedido de transferência;
  • mudança de curso;
  • quando houver matrícula curricular ou institucional repetida em cada período letivo regular ou especial;
  • expedição de diploma. 

No corpo do e-mail (da solicitação) o usuário deve informar: matrícula, nome completo, CPF, curso (curso técnico, graduação ou pós-graduação) e a finalidade da mesma (Diploma, Certificado, trancamento, afastamento, diversos, etc).

Docentes e Técnicos Administrativos

  • Transferência;
  • Remoção;
  • Vacância;
  • Aposentadoria;
  • outros.

No corpo do e-mail (da solicitação) o usuário deve informar: nome completo, CPF e a finalidade da mesma (remoção,  afastamento, outros, etc).

 


 

Clube de Leitura Poetisa Anayde Beiriz

O clube nasceu em março de 2023 com objetivo de incentivar à leitura entre a comunidade do IFPB campus Patos, como também propiciar a troca de experiências leitoras e incentivar leituras fora da zona de conforto literária dos participantes.

Quem pode participar: Alunos, servidores, terceirizados e público externo.

O que lemos no clube?: Nosso clube tem ênfase em autores brasileiros 

Como são escolhidos os livros que serão lidos?: Temos leitura guiada onde a mediadora indica o livro a ser lido e a leitura livre onde a mediadora indica um tema e o participante pode escolher qualquer livro dentro do tema proposto.

São quantos encontros por mês?: Temos um (1) encontro por mês, prioritariamente na última semana do mês. Toda e qualquer mudança é informada de forma antecipada no Instagram da biblioteca (instagram.com/biblioteca.ifpb.pt).

Dia: toda última terça e sexta do mês

Horário dos encontros:  14h30 (terça ) 

Onde: No hall do primeiro andar da biblioteca

Mediadora: Lucikelly Oliveira (Bibliotecária)


 

Horário de funcionamento

De Segunda a Sexta-feira: 7h30 às 21h

Horário de funcionamento nas férias

De Segunda a Sexta-feira: 8h às 14h

Contato

Telefone: (83) 98201-9104 (Whatsapp campus Patos)

E-mail:biblioteca.pt@ifpb.edu.br

Instagram: @biblioteca.ifpb.pt 

Equipe

  • Lucikelly de Oliveira Silva– Bibliotecária Documentalista
  • Igor Cordeiro Fernandes – Auxiliar de Biblioteca
  • Célia Pereira da Silva Almeida – Auxiliar de Biblioteca

 


 

Documentos Importantes da Biblioteca 

Plano de Contingência: https://drive.google.com/drive/folders/15XZlRh0vuDU8JlDiyjzRxq-CyzB1SI20?usp=sharing

Manual da Biblioteca IFPB campus Patos:  https://drive.google.com/drive/folders/15XZlRh0vuDU8JlDiyjzRxq-CyzB1SI20?usp=sharing

Regimento Interno da biblioteca:  https://drive.google.com/drive/folders/15XZlRh0vuDU8JlDiyjzRxq-CyzB1SI20?usp=sharing

Manual de orientação TCC do curso de engenharia civil: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/211/documentos/Manual_do_TCC_completo_urP5VFi.pdf

capesperiodicos.png            Target GedWeb.jpg