Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 06 > Divulgado resultado do questionário de acesso à internet

Divulgado resultado do questionário de acesso à internet

Resultado subsidiará a construção de ações estratégicas durante e após o término do distanciamento social
por Patrícia Nogueira publicado: 01/06/2020 10h24 última modificação: 01/06/2020 11h58

O IFPB divulgou o resultado do questionário aplicado aos estudantes sobre a qualidade do acesso à internet. Os dados estão sendo analisados pela gestão e devem embasar a tomada de decisões sobre as atividades acadêmicas.

A consulta foi direcionada aos alunos matriculados no período 2020.1 nos cursos presenciais e não presenciais do IFPB e teve por objetivo obter informações sobre a qualidade do acesso à internet e às Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como o interesse dos alunos em atividades remotas durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, a coleta dessas informações deverá subsidiar a decisão acerca dos procedimentos a serem adotados para a recomposição de atividades acadêmicas, nas formas presencial e não presencial, no IFPB, excepcionalmente, para o ano letivo de 2020, em virtude da pandemia e da situação de emergência provocada pelo Coronavírus - COVID-19.

Mary parabenizou o trabalho coordenado pela PRE, realizado em parceria com a DGTI e com a participação dos Diretores de Ensino da instituição, que trouxe um importante resultado para a tomada de decisão estratégica durante o distanciamento social e após o retorno das atividades presenciais, enfatizando que o IFPB não tomará nenhuma decisão que prejudique aqueles alunos em situação de vulnerabilidade. “Este é o momento de analisarmos as informações e planejarmos de forma responsável para que ninguém fique de fora do processo educacional. Não podemos ampliar as desigualdades sociais. Nosso papel é de inclusão”, afirmou a Pró-Reitora, Mary Roberta.

Resultados

De acordo com o presidente do Grupo de Trabalho responsável pela aplicação do instrumento, Fábio Albuquerque, 8554 alunos responderam ao questionário o que representa um percentual de 45% dos alunos matriculados no período 2020.1. O questionário ficou disponível do dia 06/05 até o dia 14/05 e foi amplamente divulgado no portal do IFPB, redes sociais e também pelos Diretores de Ensino dos campi.

Do total de respondentes, 87% acessa a internet, preferencialmente, por meio da Wi-Fi de casa,  53% por meio de um smartphone e 45% através de um PC ou notebook. Cerca de 62% afirmou não ter dificuldade com a qualidade da sua internet ao assistir uma videoaula, por exemplo. 93% dos respondentes afirmaram que no local onde estão fazendo o distanciamento social atualmente há cobertura de provedor de internet e 90% afirmou que têm cobertura de alguma operadora de celular.

Quando questionados sobre o interesse em participar de aulas remotas, 71% dos respondentes demonstraram-se estar interessados. Questionados sobre os instrumentos que utilizavam para estudar em casa antes da pandemia, os estudantes respondentes afirmaram que faziam uso de vídeo-aulas (65%), sites da internet (60%), livros e apostilas impressos (56%) e livros e apostilas virtuais (40%).

Através do painel interativo disponibilizado pelo grupo de trabalho, é possível visualizar os resultados da pesquisa por:  campus, modalidade, curso, turma, turno e PNE.

Acesse aqui o painel interativo e conheça o perfil de conectividade dos estudantes do IFPB.

painel.png

O grupo de trabalho responsável pela elaboração do questionário foi composto por: Ana Cristina, Diana Nobre, Erick Melo, Fábio Albuquerque, Hermano Cavalcanti, Inakã Barreto, Patrícia Nogueira e Ricardo Job.

Confira abaixo a reportagem em Libras.