Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 04 > IFPB no combate ao COVID-19

Noticia

IFPB no combate ao COVID-19

PRPIPG lança formulário para servidores interessados em desenvolver pesquisas para enfrentamento da doença
por publicado: 02/04/2020 20h16 última modificação: 03/04/2020 11h50

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), apresenta formulário para prospecção de ações em pesquisa e desenvolvimento tecnológico no âmbito do IFPB para enfrentamento da COVID-19.

Desta forma, a PRPIPG solicita  aos pesquisadores do IFPB o preenchimento do formulário até o dia 07/04. Este levantamento irá auxiliar o IFPB na busca de possibilidades de fomento e estabelecimento de parcerias a fim de auxiliarmos no combate a esta pandemia, bem como nos seus efeitos colaterais a serem enfrentados durante e após a situação de isolamento.

Formulário: https://forms.gle/KcdTUVhnxUrEsjin8

A chamada tem dez ações prioritárias, dentre elas:

i. Desenvolvimento de equipamentos médicos como, por exemplo, ventiladores pulmonares de baixa complexidade, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou outros acessórios críticos, testes rápidos de detecção da doença, novos fármacos, ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sistemas de desinfecção hospitalar ou de outras áreas e gestão de riscos de pacientes.
ii. Desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo para COVID-19.
iii. desenvolvimento de ventiladores pulmonares portáteis de baixo custo;
iv. Desenvolvimento de melhorias no diagnóstico de COVID19, a exemplo de uso de inteligência artificial para análise de imagens de tomografia computadorizada;
v. Desenvolvimento de serviços remotos de saúde voltados à escalabilidade do atendimento em atividades como diagnóstico, tratamento, prevenção.
vi. Criação de soluções digitais para controle, monitoramento e previsão da disseminação do vírus.
vii. Desenvolvimento de tecnologias para operação remota de ressonância magnética e tomografia computadorizada.
viii. Criação de soluções de apoio a pacientes em confinamento domiciliar ou quarentena hospitalar (atividades remotas, acompanhamento, serviços).
ix. Desenvolvimento, melhoria, simplificação e aceleração da produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais da saúde e de outros instrumentos ou equipamentos para proteção e isolamento de pacientes.
x. Desenvolvimento de soluções tecnológicas para economia da crise, com o objetivo de antecipar os problemas causados pela pandemia, contemplando projetos para manutenção do bem-estar das pessoas como tecnologias para o trabalho em casa, operação segura das industrias e a criação de novos negócios.

Outros, devidamente vinculados a soluções que possam ajudar no combate ao COVID-19, podem ser submetidos e serão avaliados quanto a seu mérito técnico e de inovação.

registrado em: