Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 04 > Extensão e Cultura no combate ao Coronavírus

Extensão e Cultura no combate ao Coronavírus

Confira as iniciativas dos campi do IFPB na prevenção e combate ao COVID-19 e estímulo à saúde física e mental durante pandemia
por publicado: 06/04/2020 19h42 última modificação: 06/04/2020 19h46

Em tempos de isolamento social devido à pandemia de Coronavírus, grupos de Extensão e Cultura dos campi do IFPB vêm realizando diversas ações de prevenção e combate ao COVID-19, assim como de estímulo à saúde física e mental da comunidade acadêmica do Instituto.

No Campus Cabedelo Centro, foi lançado o projeto “Mexe CACC”, idealizado para que a comunidade escolar pudesse se manter minimamente ativa nestes dias de isolamento. Segundo o coordenador de Extensão e professor de Educação Física do campus, Jailson Oliveira, os exercícios foram pensados para atender qualquer faixa etária. “São atividades que podem ser realizadas em pequenos espaços e sem material específico. O ideal é que as pessoas realizem os exercícios pelo menos três vezes na semana, com uma duração média de 30 minutos. As atividades são montadas utilizando imagens com gifs, para facilitar o entendimento, e enviadas para os grupos de WhatsApp dos alunos e servidores”, explica.

Considerando a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) para profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao coronavírus, estudantes do curso de Costureira do Campus Pedras de Fogo estão produzindo máscaras de pano para doação às Unidade de Saúde da região. “Iremos produzir inicialmente trezentas máscaras para doação nos hospitais públicos de Pedras de Fogo e cidades do entorno. O trabalho será remoto, não havendo aglomeração em nosso campus, que permanecerá fechado de acordo com as recomendações dos órgãos de Saúde Pública”, frisou o diretor Frederico Campos.

Seguindo a mesma linha de produção de EPI´s, o Campus Princesa Isabel, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba,  está produzindo protetores faciais para fornecer aos profissionais da Saúde da região do sertão paraibano. Os protetores serão distribuídos para os sete municípios que compõem a Regional de Saúde (Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra).  Os suportes para esses equipamentos são impressos em formato 3D no Núcleo de Extensão CACTUS , que possui uma impressora com capacidade para produzir cinco protetores por dia.

Na área de Cultura, o projeto "Poesia de Quarta" do Campus Cajazeiras prossegue com suas atividades de forma virtual nas redes sociais. O evento que acontece sempre nas primeiras quartas-feiras de cada mês, é ponto de encontro dos amantes da literatura na cidade que ensinou a Paraíba a ler. As apresentações podem ser assistidas no perfil @poesia_de_quarta no Instagram.

Para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, as iniciativas  dos campi são muito bem-vindas diante do cenário atual e refletem o cumprimento da missão do IFPB em promover uma interação transformadora com a sociedade por meio de ações de melhoria da qualidade de vida  e a valorização de suas potencialidades culturais.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC