Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 04 > Campus Sousa realiza a primeira colação de grau por videoconferência do IFPB

Campus Sousa realiza a primeira colação de grau por videoconferência do IFPB

Nove médicos veterinários saem diplomados e aptos a atuar no combate à Covid-19
por Amanda Tavares de Melo publicado: 08/04/2020 19h00 última modificação: 14/04/2020 13h40

O Instituto Federal da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (08), a primeira cerimônia de colação de grau por via remota da sua história. O evento contou com a presença da equipe do Campus Sousa e com a participação por videoconferência do Reitor Nicácio Lopes, da Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho e dos nove formandos do curso de Medicina Veterinária. A inovação faz parte das medidas preventivas contra a propagação do Coronavírus, atendendo às recomendações de distanciamento social emitidas pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ideia da realização do evento partiu dos próprios concluintes após a convocação pelo Ministério da Saúde de cinco milhões de profissionais da área para atuar no enfrentamento à Covid-19. “Desta solenidade sairão nove profissionais altamente qualificados para trabalhar na luta contra a pandemia do Coronavírus. Estamos muito felizes e emocionados por poder entregar à sociedade brasileira, com o auxílio das tecnologias da informação e da comunicação e com o empenho da equipe do IFPB, novos médicos veterinários que farão a diferença nesse período difícil por que passa o nosso país”, afirmou o diretor-geral do Campus Sousa, Chiquinho Cicupira.

O reitor Nicácio Lopes reafirmou a importância da solenidade para o IFPB e para o Brasil: “Nesse momento tão singular da nossa história, o Campus Sousa se coloca na vanguarda da utilização da tecnologia para viabilizar a colação de grau dos seus estudantes e possibilitar a integração imediata dos novos médicos veterinários ao enorme contingente de profissionais de saúde que vêm corajosamente trabalhando pela saúde de todos nós”, destacou.

“Quero fazer uma referência a essa modalidade online de colação de grau. Enquanto a nossa estudante proferia o juramento, se estivéssemos na modalidade presencial, teríamos aplausos calorosos. Saibam que a tecnologia tem essa aparência de ocultar o calor humano e a emoção, mas a verdade é que todos nós, professores, estudantes e os familiares por trás das câmeras estamos vivendo instantes de muito orgulho e emoção. É um momento de realização para o Campus Sousa e para o IFPB”, declarou o reitor.

Completando a mesa da solenidade por via remota, a Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho parabenizou os novos médicos veterinários e os seus familiares pelas formaturas e enalteceu o esforço dos que fazem o IFPB para que o evento acontecesse: “Há um conjunto humano, uma corrente humana muito emocionada e feliz por essa conquista de vocês e estamos muito confiantes de que vocês exercerão sua profissão com muita competência e afinco, contribuindo para a saúde e o bem-estar da coletividade”, reforçou a professora.