Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 03 > Saúde Mental no IFPB: Campi passam a contar com Equipes de Referência

Saúde Mental no IFPB: Campi passam a contar com Equipes de Referência

Entrega da cartilha sobre o tema aconteceu nesta segunda-feira (16)
por Patrícia Nogueira publicado: 16/03/2020 12h08 última modificação: 24/04/2023 11h04

A PRAE, preocupada com a integridade física e emocional do estudante e servidor e com o fortalecimento da saúde mental da comunidade do IFPB, criou equipes de referência em saúde mental (ERSM) nos campi. As equipes foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (16), no auditório da PRAE, momento em que houve também a entrega da cartilha sobre saúde mental.

Acesse aqui a cartilha.

Acesse aqui o panfleto com as orientações para as equipes de saúde mental.

O objetivo do grupo é promover a saúde mental, através da difusão e discussão de temas relacionados e a prevenção do sofrimento psíquico grave, por meio do acolhimento e encaminhamento dos discentes e servidores às redes de auxilio existentes nos municípios de cada unidade do IFPB.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, lembrou que desde que assumiu a PRAE  vem se deparando com situações preocupantes, uma vez que os transtornos mentais são problemas globais e também estão presentes no nosso espaço. “Para fazer esse enfrentamento, criamos um grupo de trabalho que discutiu a temática e elaborou uma cartilha.  O grupo apontou também a necessidade de formação de uma equipe de referência nos campi, que poderá trabalhar mais de perto no enfrentamento de situações, por meio de ações preventivas como o combate ao preconceito, ao bulling, ao constrangimento etc”, explicou Macedo, enfatizando que a proposta do grupo é estar atento a integridade física e emocional do estudante e servidor, fortalecendo a saúde mental da comunidade do IFPB.

Para o médico psiquiatra do IFPB, Dr. Thiago Viegas, é de extrema importância a reflexão sobre a saúde mental do aluno e também do servidor. “Cerca de ¼ dos afastamentos dos servidores é por causa de transtornos mentais”, lembrou. O médico explanou a equipe quais são os principais transtornos mentais e como se deve proceder ao se deparar com pessoas com esse transtorno. “Vamos fazer o que é possível. Estruturar essa equipe e fazer o acolhimento já é um grande passo”. Foi apresentado a equipe um modelo de relatório de acolhimento que o servidor deve encaminhar reportando os casos mais graves de atendimentos feitos a cada aluno.

Para a psicóloga e assistente da PRAE, Ana Carolina Simões, as equipes vão fortalecer o tratamento à temática da saúde mental e prevenção ao sofrimento. “Havia uma carência muito grande nesse aspecto e hoje estamos consolidando essa iniciativa. É um momento onde estamos apresentando a equipe, entregando as cartilhas e falando do papel de cada um no seu campus”, informou.

O psicólogo do Campus Campina Grande, Ícaro Rodrigues elogiou a iniciativa. “A criação desse grupo é bastante importante, tendo em vista que a saúde mental é uma parte importante do ser humano e afeta a sua qualidade de vida. Reconhecendo essa importância a criação dessa equipe vai fortalecer o cuidado básico e emergencial consequentemente melhorando o ambiente de ensino.  A equipe vai trabalhar com a prevenção e promoção de saúde”, enfatizou.

A técnica em enfermagem do Campus Cajazeiras Valdemônica Medeiros acredita que a criação e o fortalecimento da equipe de referência veio em boa hora. “Os campi demandam cada vez mais uma atenção à saúde mental, por conta do aumento dos problemas emocionais em estudantes e servidores. Não sabíamos como nos portar diante desses problemas então a equipe vai dar um norte de como fazer e o que fazer”, afirmou. Valdemônica lembrou que no Campus Cajazeiras já há um trabalho sendo feito em parceria com a secretaria de saúde e com uma faculdade local que promove atendimento psicológico clínico, sob a supervisão da psicóloga do Campus.

As Equipes de Referência em Saúde Mental são compostas por profissionais de diversas áreas como: psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, intépretes de libras, pedagogos, professores, diretores, assistentes de alunos, técnico em assuntos educacionais, dentre outros.

Acesse o album de fotos.

*Panfleto atualizado em 24/04/2023