Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 03 > Equipe da Embrapii visita Polo de Inovação do IFPB

Noticia

Equipe da Embrapii visita Polo de Inovação do IFPB

Unidade está em funcionamento há dois anos. 17 projetos tiveram financiamento da empresa
por publicado: 13/03/2020 12h24 última modificação: 13/03/2020 12h24

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) visitou o Polo de Inovação do IFPB, nos dias 09 a 12 de março. O objetivo foi realizar a avaliação in loco dos dois anos de funcionamento do polo EMBRAPII, pautadas nos processos e insumos definidos no plano de ação apresentado no credenciamento como Polo em estruturação. Conforme balanço divulgado na reunião, 17 projetos foram executados com financiamento EMBRAPII.

De acordo com a Diretora do Polo, Damires Souza, os processos avaliados se referem a: Prospecção, Elaboração Técnica, Negociação, Gestão de Projetos, Execução de Projetos, Gestão de Propriedade Intelectual, Gestão de Portfólio, Comunicação e Formação de Recursos Humanos.

Os insumos operacionalizados pelo Polo são relacionados a cinco eixos: infraestrutura, recursos humanos, recursos de contrapartida, protocolos de trabalho e referências institucionais. A EMBRAPII também avaliou os projetos executados pelo Polo que obtiveram financiamento EMBRAPII (total de 17 projetos). O programa de formação de estudantes foi foco de acompanhamento e detalhamento.

“O resultado da visita foi bastante positivo no tocante à estruturação do Polo e às metas cumpridas (avaliação geral 96.06) e possibilitou o amadurecimento de aspectos de processos a serem otimizados ao longo do último ano de estruturação (2020)”, afirmou a Diretora.

O Polo de Inovação é uma unidade vinculada à Reitoria e atua como um escritório de gestão e execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O modelo de excelência operacional da EMBRAPII possibilita a aplicação de boas práticas facilitando o estabelecimento de parcerias com a Indústria e a geração de impacto para a sociedade.

A visita de avaliação foi realizada junto à equipe de gestão do Polo e seus especialistas (servidores, estudantes e colaboradores) com o apoio da Reitoria e Campus João Pessoa. Estiveram presentes à reunião de abertura dos trabalhos o magnífico Reitor, Cícero Nicácio, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Silvana Nascimento, o Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos e a equipe de gestão do Polo de Inovação. Na reunião de encerramento, onde o auditor pontuou o resultado da avaliação, estiveram presentes a equipe de gestão do Polo, o Pró-Reitor de Assistência Estudantil,  Professor Manoel Macedo, representando o Reitor, e o Diretor Geral do campus João Pessoa, professor Neilor César dos Santos.