Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 02 > Reitor Nicácio Lopes formaliza apoio ao IBGE para o Censo 2020

Reitor Nicácio Lopes formaliza apoio ao IBGE para o Censo 2020

Espaços do IFPB deverão ser usados no trabalho do Censo Demográfico
por publicado: 28/02/2020 11h34 última modificação: 28/02/2020 11h34

O reitor Nicácio Lopes recebeu nesta sexta-feira (28) em seu gabinete a visita de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na Paraíba. O chefe da Unidade Estadual do IBGE, Roberto Salgado, a Coordenadora de Treinamento, Kátia Freitas e o Coordenador Técnico, Gilberto Cavalcante, vieram pedir o apoio do IFPB para a realização do Censo Demográfico 2020.

Segundo o Chefe da UE/PB o IBGE vem realizando uma maratona de reuniões em busca de parcerias com várias instituições e órgãos governamentais para a operação censitária. Roberto Salgado explicou que o censo requer uma etapa preparatória e nesse sentido o auxilio do IFPB é fundamental. “Estamos aqui para pedir a cessão de salas do Instituto Federal para o treinamento dos recenseadores e supervisores e para instalação de postos de coleta, já que o Censo deve envolver na Paraíba o trabalho de mais de quatro mil pessoas” disse.20200228_092121.jpg

“O IFPB se sente honrado em poder colaborar com esta ação pública que tem sido uma ferramenta histórica para as políticas públicas a partir do parâmetro demográfico” disse o reitor. Nicácio Lopes aproveitou o encontro para fazer um balanço da atuação do IFPB no estado e afirmou que a instituição fará um esforço concentrado para disponibilizar o máximo de sua capacidade instalada.

20200228_091954.jpgAo final ficou acertado que a equipe do IBGE vai formalizar um detalhamento das necessidades para a realização do Censo 2020. Esse dimensionamento será discutido com a equipe administrativa do IFPB para compatibilizar as ações de rotina com as demandas que o IBGE apresentar.

Outro ponto acertado foi o apoio do IFPB na divulgação do Censo Demográfico que ocorrerá de 1º de agosto até o dia 31 de outubro deste ano. A previsão é de que ao longo da operação cerca de 1,1 milhão de domicílios sejam visitados nos 223 municípios do estado.

DGCOM do IFPB