Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 02 > PRPIPG realiza reunião de avaliação e planejamento

PRPIPG realiza reunião de avaliação e planejamento

Coordenadores dos Campi estão participando da reunião que se estende até quarta (19)
por Patrícia Nogueira publicado: 17/02/2020 11h14 última modificação: 17/02/2020 11h15

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) está sociabilizando os números alcançados em 2019 e realizando um planejamento conjunto para 2020 com os coordenadores das áreas de pesquisa, inovação e pós-graduação que atuam nos campi do IFPB.

“Por meio da realização do Simpósio de Pesquisa e Inovação do IFPB em 2019, observamos que houve, em relação ao evento passado, um aumento de 20% nas publicações. Triplicamos a quantidade de artigos, tivemos a participação de mais de mil pessoas, o que é resultado do engajamento dos coordenadores nos campi. Esse trabalho é fundamental”, afirmou a Pró-Reitora Silvana Cunha.

A reunião conta com a participação das diretorias sistêmicas da PRPIPG que vão apresentar seus números e o planejamento para 2020. “São ações que envolvem a divulgação dos editais de pesquisa, editais do CNPq, editais em conjunto com a EAD. Precisamos que haja a participação sempre maior dos pesquisadores, tanto docentes como discentes. E além disso, intensificar as ações de busca por financiamento externo por meio de parcerias público-privado, ou público-público”, enfatizou.

Dentre os principais números da PRPIPG em 2019 estão: 341 artigos publicados, 521 trabalhos completos ou resumos em eventos, 45 livros publicados, 206 capítulos de livros, revista principia com Qualis A3, aprovação em projeto na chamada universa, 374 projetos, cerca de 688 servidores envolvidos com pesquisa, 288 bolsistas de nível técnico e 200 de nível superior e 169 grupos de pesquisa registrados.

O Diretor de Pesquisa, Francisco Dantas, apresentou as chamadas que estão vigentes. A Interconecta está oferecendo 128 apoios financeiros, 196 bolsas para estudantes e 3 bolsas para coordenadores de programa. Já os editais em parceria com a EAD oferecem oportunidades aos estudantes da modalidade (PIBIC EAD com 6 apoios financeiros e 18 bolsas) e a pesquisadores que tenham a EAD como objeto de pesquisa (PIDETEC EAD: 9 apoios financeiros e 9 bolsas). “Há também o edital de fluxo contínuo que o pesquisador pode registrar seu projeto a qualquer momento. Ele ficar aberto até o dia 31 de dezembro”, afirmou.

A reunião prossegue até o dia 19 com apresentações dos comitês de ética em pesquisa em seres humanos e animais (CEP e CEUA), ações da diretoria de pós-graduação, ações da inovação, ações do polo de inovação, ações da editora. Também haverá treinamento sobre os sistemas da PRPIPG: Eventos, Repositório digital, Periódicos / Editora, SUAP pesquisa e por fim apresentações sobre:  Introdução à Inovação, Introdução à Propriedade Intelectual, Gestão de Propriedade Intelectual, Introdução à Transferência de Tecnologia (TT).