Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 01 > Novos servidores são recepcionados na Reitoria pelo Programa de Ambientação

Novos servidores são recepcionados na Reitoria pelo Programa de Ambientação

Cerca de 150 Técnico-Administrativos e Docentes passaram pelo Curso de Iniciação ao Serviço Público
por Patrícia Lins publicado: 29/01/2020 16h28 última modificação: 29/01/2020 16h29

Desde o ano de 2012 , o Instituto Federal da Paraíba instituiu como parte da Política de Desenvolvimento de Pessoas o Programa de Ambientação ao Serviço Público. O objetivo é recepcionar todos os servidores que ingressam na instituição, fornecendo a eles informações úteis para os primeiros dias de exercício no Instituto.

Durante os meses de dezembro de 2019 e de janeiro de 2020, o IFPB empossou cerca de 150 novos técnico-administrativos e professores, que foram recepcionados por representantes dos setores da Reitoria. Todos participaram do Curso de Ambientação e Iniciação ao Serviço Público que, durante três dias, preparou o novos servidores para a chegada em suas unidades de lotação.

Na dinâmica do curso, foram apresentadas palestras ministradas por servidores da DGEP, da DGTI, de todas as Pró-Reitorias, da Comissão de Ética e também de entidades representativas, como a Funetec, a Assisfpb e o Sintef-PB. Além disso, foram convidados também representantes de planos de saúde conveniados ao Instituto, como a GEAP e a Qualicorp-Aliança. Houve ainda um momento reservado para a Funpresp.

O encerramento do curso foi diferenciado para cada turma: os técnico-administrativos assistiram a um Mini-Curso de Introdução à Libras (turma de dezembro) e também a palestras sobre Documentos Eletrônicos no SUAP e Planejamento Institucional (turma de janeiro). Para os professores, a PRE preparou um momento com informações próprias da carreira docente.

Para Iana Costa e Silva, Assistente em Administração que participou da turma dos TAs em dezembro, o curso foi muito proveitoso. Segundo ela, "na fala da DGEP a gente pôde saber de muitas informações da nossa carreira, sobre o Incentivo à Qualificação, as progressões. Já do Mini-curso de Libras, todo mundo gostou, a professora ensinou muita coisa boa".

A realização dos cursos e a execução do Programa de Ambientação são responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, setor ligado à DGEP.