Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 12 > Proexc faz parceria para inclusão profissional de detentos

Proexc faz parceria para inclusão profissional de detentos

Projeto será executado no Campus João Pessoa junto a Secretaria de Administração Penitenciária
por Ana Carolina Abiahy publicado: 03/12/2019 16h12 última modificação: 04/12/2019 10h58

O IFPB deve iniciar em 2020 o “Projeto Alvorada: Inclusão Social e Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional”, pactuado com o Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB é a responsável pelo projeto que funcionará em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

Para afinar os trâmites do Projeto, foi realizada uma reunião nessa terça-feira, na Seap. Participaram a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Morais, os servidores do IFPB, Franklin Garcia e Alan Melo (respectivamente o Coordenador geral do projeto Alvorada no IFPB e o Pedagógico), o secretário da Seap, Coronel Sergio Fonseca, e sua equipe de Ressocialização.

O foco do Projeto é oferecer um curso de capacitação e uma orientação inicial para atividade profissional. O coordenador Franklin Garcia explica que o Projeto terá uma turma inicial com 20 estudantes, recém-saídos do sistema prisional. “Provavelmente, os estudantes serão detentos que saíram no máximo há seis meses do sistema prisional. Serão cinco meses de curso e três meses de incubadora, com o acompanhamento de um supervisor de estágio”.

Será um curso de 500 horas de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista Residencial e Predial. Os alunos serão matriculados no Campus João Pessoa do IFPB e no período do curso terão direito a frequentar e usufruir dos ambientes da instituição. Segundo Franklin, será uma oportunidade muito importante para a socialização desses egressos do sistema penitenciário e a apresentação a um novo horizonte de possibilidades para seu crescimento.

O primeiro passo do Projeto será compor equipe mediante um edital de seleção para professores e tutores. Todos passarão para um treinamento específico com a didática apropriada para a atividade de capacitação profissional. O projeto prevê o acompanhamento profissional próximo dos estudantes que serão encaminhados a empresas públicas, privadas ou ONGs e por isso deve ser um tutor para cada 4 alunos.  Os estudantes terão direito a bolsa durante o curso e ao final um valor destinado a aquisição de ferramentas profissionais.

Para a pró-reitora, oportunizar aos egressos a participarem de um processo de formação profissional, está também, contribuindo para a redução da reincidência criminal. A expectativa da Proexc é que após a conclusão do curso, os participantes estarão em condições de gerenciar seu próprio empreendimento seja, através de cooperativa, associação ou empresa individual.

Proexc Seap reunião 2 - Cópia.jpeg