Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Solenidade marca abertura do III SIMPIF

Solenidade marca abertura do III SIMPIF

Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB acontece até a sexta-feira (29), no Campus João Pessoa
por publicado: 28/11/2019 11h06 última modificação: 28/11/2019 11h02

Uma solenidade envolvendo gestores, alunos, professores, servidores e parceiros marcou, nesta quarta-feira (27), no auditório da Reitoria, a abertura do 3° Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do IFPB (SIMPIF).

O evento foi aberto com a exibição de um vídeo retratando os objetivos do simpósio e com a apresentação da dupla Duo Danado, composta pelos professores do Campus João Pessoa Vinícius Lucena e Ana Carolina Petrus.

A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, presidiu a mesa de honra, acompanhada das pró-reitoras Silvana Cunha (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) e Maria Cleidenedia Morais (Extensão e Cultura); e do diretor-geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos.

“Estaremos reunindo neste evento pesquisadores, estudantes e a comunidade externa que vêm conhecer a construção do conhecimento através deste processo. É muito importante essa ligação que a materialização da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão proporciona, tornando o SIMPIF um momento de articulação entre pesquisadores de todo Instituto visando a gestação de novos projetos”, frisou Mary Roberta.

Em seu discurso, Silvana Costa destacou a importância do SIMPIF para a comunidade. “Esta é uma oportunidade de divulgação das nossas ações em prol da sociedade. Um espaço para que a comunidade possa conhecer o nosso potencial de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, congregando todos os trabalhos dos campi do nosso Instituto. Também é um momento de aprendizado e de compartilhamento de experiências”.

O Campus João Pessoa é o anfitrião do evento. A expectativa do diretor-geral, Neilo César, é bastante positiva. “É uma honra enorme atender essa condição especial de anfitrião do SIMPIF, divulgando as ações de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação do IFPB, fazendo com que essas temáticas sejam consolidadas. Nossa expectativa não poderia ser diferente. Desejamos a todos um bom evento”.

A abertura do SIMPIF contou ainda com a mesa-redonda “Desafios e perspectivas da Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e Educação a Distância”, com a participação dos professores Belchior Oliveira (IFRN), Irineu Afonso Frey UFSC), Valdiney Gouveia (UFPB), Lucídio dos Anjos (UFPB), sob mediação da pró-reitora Silvana Costa.

Sobre o evento

O SIMPIF é um espaço dialógico de difusão do conhecimento e troca de experiências por meio da socialização de resultados de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pelos pesquisadores (estudantes e servidores) dos diversos campi do Instituto.

O evento se estende até o dia 29 de novembro, no Campus João Pessoa, congregando outros três eventos paralelos: V Seminário de Inovação Tecnológica, III Mostra Tecnológica, III Encontro de Educação a Distância. Neste período, serão realizadas oficinas, mesas redondas, palestras, exposição de banners, mini-cursos, dentre outras atividades.

Texto: Verônica Rufino - DGCom / Fotos: Letícia Bento