Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Projetos de pesquisa do IFPB são elogiados por avaliadores externos

Projetos de pesquisa do IFPB são elogiados por avaliadores externos

Avaliadores do comitê externo do CNPq estão no 3º SIMPIF. Avaliação contribui com a consolidação das pesquisas
por Patrícia Nogueira publicado: 29/11/2019 12h04 última modificação: 29/11/2019 12h10
Exibir carrossel de imagens Avaliador Joao Batista junto com o grupo após apresentação

Avaliador Joao Batista junto com o grupo após apresentação

Um grupo de três avaliadores participantes do Comitê Externo vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está visitando o 3º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (SIMPIF) com o objetivo de analisar o evento e os projetos de pesquisa apresentados.

Durante os três dias do Simpósio, Francisco Gauberto do IFCE, João Batista Pereira da UFRPE e Fabiana Sena da UFPB estão visitando os espaços onde os trabalhos estão sendo apresentados, conversando com os pesquisadores, estudantes e anotando as suas impressões.

“O SIMPIF é um evento que vem cumprindo com a sua missão por meio da interação de saberes e divulgação do avaliador Francisco Gauberto.jpgconhecimento para a comunidade”, afirmou o avaliador Francisco Gauberto do IFCE. Ele afirma que ficou impressionado com a diversidade de conhecimento cientifico, cultural e humano, a interdisciplinaridade e a interação de saberes entre discentes e pesquisadores.

Gauberto elogiou também a qualidade e a quantidade de trabalhos apresentados e lembrou da integração entre os diversos campi do instituto. “Um evento pautado na sustentabilidade, um importante aspecto que deve ser observado hoje em dia. Muitos trabalhos inéditos, além de palestras de excelência, infraestrutura moderna, que atendeu a necessidade dos alunos. Estão todos de parabéns”, comentou.

avaliador João Batista Pereira da UFRPEJá o avaliador João Batista Pereira da UFRPE vem acompanhando o SIMPIF desde a sua primeira edição. “De uma maneira geral é um evento muito importante porque promove o envolvimento efetivo de toda comunidade acadêmica. Eu participei de palestras, mesas redondas, acompanhei as apresentações orais e de alguma forma aprendo muito com o que tenho visto”, disse Jõao Batista. Outro aspecto positivo levantado pelo avaliador é a integração dos campi e a oportunidade dos alunos do interior virem à capital mostrar os resultados de suas pesquisas. “Muitas experiências voltadas para uma intervenção social, o que é muito positivo na atualidade”, concluiu.

A avaliadora Fabiana Sena, da UFPB, também já participou de outras edições do SIMPIF e afirmou que a cada ano percebe uma melhoria na qualidade dos trabalhos. “Os alunos são bastante seguros nas suas apresentações, têm domínio do conteúdo, sabem expor a pesquisa. Então cada edição o SIMPIF se torna mais interessante e envolvente, com temas atuais e pertinentes. Eu só tenho a elogiar”, comentou a professora.

“O procedimento de avaliação in loco faz parte das atividades inerentes ao comitê e sempre que o SIMPIF acontece, o comitê é convidado para conhecer os resultados das pesquisas”, lembrou a Professora Girlene Formiga. Ela afirmou também que uma boa avaliação traz um impacto positivo na disponibilização de bolsas a projetos vinculadas ao CNPq.

Para o Diretor de Pesquisa do IFPB, Francisco Dantas “O olhar dos membros do comitê externo é de grande importância para o nosso evento e é uma forma de consolidar nossas pesquisas. Temos aproximadamente 60 projetos vinculados ao CNPq sendo apresentados no SIMPIF”, disse Dantas, que comemorou a participação de mais de 1.000 visitantes no evento.