Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > IFPB participa ativamente da 5ª edição da Expotec

IFPB participa ativamente da 5ª edição da Expotec

Vários campi apresentaram projetos de pesquisa, extensão e inovação na Exposição
por publicado: 01/11/2019 17h24 última modificação: 04/11/2019 13h19

O IFPB foi um dos apoiadores e ativos participantes da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) que ocorreu nos dia 30, 31 de outubro e 01 de novembro, com o tema “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”. O evento é considerado a maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste, e reuniu estudantes, professores, pesquisadores, no Centro de Convenções de João Pessoa, sendo aberto ao público.

Ao todo, o Instituto Federal da Paraíba apresentou ao público 15 projetos tecnológicos, sendo 10 selecionados pela Pró Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIG) e cinco pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). O Instituto foi representado por diversos campi, como o campus de Cajazeiras, que apresentou três projetos, sendo dois de extensão e um de inovação.

O Stand do IFPB contou com um espaço de 36 m² e teve seu design projetado por uma equipe de professores e estudantes do Campus João Pessoa, selecionados por meio de edital da PROEXC e PRPIPG.

“A importância da Expotec para os alunos do IFPB é o fato de tirá-los do Instituto para que venham mostrar a sociedade todo o potencial adquirido nas salas de aulas”, destaca o Diretor de Inovação, Maxwel Amaral. expotec aqua - Cópia.jpeg

O projeto “Da Pedra ao Pixel: Pedra do Ingá em Realidade Aumentada”, segundo o aluno Elmiton Borgues, “surgiu através de uma visita técnica realizada na Pedra do Ingá, usamos toda a cultura antiga do local para trazê-la a tona de uma forma digital”.

A Expotec contou com diversos projetos do IFPB expostos: Movibem: olhando é que se vê, do Campus João Pessoa, Desenvolvimento de órteses e próteses de baixo custo por impressão 3D, do Campus de Cajazeiras, Ecotech: criação de um produto digital para auxiliar as pessoas no descartes do lixo, do Campus Cabedelo, Contos: produção de livro trilíngue como material didático para o ensino médio do Campus Cabedelo, entre outros. expotec cabedelo - Cópia.jpeg

A abertura teve a participação do Programa de inclusão através da música e das artes (Prima) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus Guarabira e com a apresentação de Grupo de Sopro de Mandacaru. Neste ano, na Expotec, a Pró-Reitora de Extensão, Maria Cleidenedia Morais, representou o reitor do IFPB Nicácio Lopes.

Ao final do evento, o coordenador de Propriedade Intelectual, Valdecir Moreno, junto com o aluno Thiago Araújo foram entrevistados para o programa de rádio Eletriza Expotec que realizou a cobertura ao vivo da feira. O coordenador falou sobre a importância do IFPB na feira para a comunidade e o aluno contou sobre o projeto de desenvolvimento de órteses e próteses de baixo custo por impressão 3D.

A Expotec contou com mais de 130 atividades, entre palestras, oficinas, desafio hackathon e Robotec (desafio de robótica). A feira reuniu os eixos temáticos: Inclusão Digital, Software Livre, Web, Educação, Cultura Pop, Desenvolvimento e Robótica, Startups e a novidade para esta edição é a trilha de Inteligência Artificial (IA).

Letícia Bento - estagiária de Jornalismo da DGCom