Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 > Campus Santa Rita promove cursos de capacitação nas áreas financeira e processual

Noticia

Campus Santa Rita promove cursos de capacitação nas áreas financeira e processual

Poderão se inscrever servidores de todas as unidades do IFPB
por Patrícia Lins publicado: 14/11/2019 16h53 última modificação: 14/11/2019 17h29

O Campus Santa Rita está com um calendário de cursos de capacitação para servidores nos meses de novembro e de dezembro. São três oportunidades, com o apoio da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP), para os servidores de todo o Instituto adquirirem novos conhecimentos nas áreas financeira, orçamentária e processual.

O primeiro curso que será promovido é o de "Retenções de Tributos na Administração Pública e Novas Declarações Obrigatórias a partir de 2020: SPED, E-SOCIAL, EFD-REINF e DCTFWEB". As aulas acontecerão de 27 a 29 de novembro, no Auditório da Proexc, somando uma carga horária de 24 horas. O curso abordará o seguinte conteúdo: Legislação aplicada a tributos; Retenções de Tributos Federais de Pessoa Jurídica; Isenção de PIS/PASEP e COFINS sobre produtos da Cesta Básica; Empresas optantes pelo simples nacional;  Particularidade em relação à retenção de tributos sobre pagamento de energia elétrica; Retenção do imposto de renda sobre pagamentos efetuados a pessoas físicas; Retenção da contribuição previdenciária sobre pagamentos efetuados a pessoas físicas conforme IN RFB 971/2009; Retenção de imposto sobre serviços (ISS) de pessoa jurídica e de pessoa física; Retenções de tributos sobre pagamentos realizados com suprimento de fundos; Microempreendedor Individual (MEI); SPED; Noções do e-Social; EFD-Reinf e DCTFWeb.

No início do mês de dezembro, ocorrerá o "Curso de Processo Eletrônico com Ênfase no Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP", com aulas de 02 a 04 de dezembro. As aulas serão no Campus Santa Rita, com carga horária de 20 horas. Serão trabalhados os seguintes assuntos: Gestão de documentos: Ciclo vital dos documentos, Instrumentos de gestão documental, Classificação de documentos, Avaliação e destinação de documentos; Normas - Decreto 8539 de 2015, Portaria Interministerial nº 1677 de 2015, Lei 8.159 de 1991, Lei 12.527 de 2011; DOCUMENTOS ELETRÔNICOS – Conceitos, Características e Princípios; SUAP: DOCUMENTO ELETRÔNICO - Elaboração de documentos, Gerenciar compartilhamento do setor, Status dos documentos, Tipos de conferência, Nível de acesso dos documentos, Revisão de documentos, Clonar documentos, Cadastrar modelos; SUAP: PROCESSO ELETRÔNICO - Criação de processos, Juntadas (apensação e anexação), Tramitação de processos, Solicitação (ciência, despacho e assinatura) e Nível de acesso dos processos.

A terceira ação de capacitação prevista é o "Curso de Execução Orçamentária e Financeira com práticas no SIAFIWEB", ministrado também no Campus Santa Rita, de 11 a 13 de dezembro, somando 24 horas/aula. Durante o curso, serão tratados os temas: Execução de pagamentos e retenções diretamente no SiafiWeb, Pagamentos via planilha Batch, Movimentação Financeira, VPD, Contas à pagar, DARF, DIRF, GPS entre outros.

Para se inscrever, basta clicar nos links dos nomes dos cursos. Os interessados serão direcionados aos respectivos formulários eletrônicos. Para todas as ações, são destinadas 30 vagas, a serem preenchidas preferencialmente pelos servidores do Campus Santa Rita.