Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > Semana de Saúde do Idoso abre as portas do Campus Mangabeira para a comunidade

Semana de Saúde do Idoso abre as portas do Campus Mangabeira para a comunidade

Diversos grupos de idosos frequentarão as instalações do campus para participar de atividades nos 3 dias de evento
por publicado: 01/10/2019 22h18 última modificação: 02/10/2019 11h11

Contando com uma vasta programação que vai desde a oferta de oficinas, serviços de saúde e minicursos, a I Semana de Saúde do Idoso abre as portas do Campus para a comunidade, estudantes e egressos. O evento está sendo realizado de 01 a 03 de outubro, nas novas dependências do Campus Mangabeira, situado na escola Aruanda, no bairro dos bancários.

Durante os três dias de evento os participantes irão dispor de oficinas de artesanato, de beleza, serviços de verificação de pressão arterial, glicemia e índice de massa corporal, alimentação saudável. Também serão ministradas palestras e minicursos com temáticas voltadas para idosos. Quatro grupos de idosos da zona sul foram convidados para participarem da Semana de Saúde, sendo 3 do bairro de mangabeira e 1 do bairro dos bancários, em parceria com os Centros de Referência de Atenção à Saúde (CRAS). As atividades também são voltadas aos estudantes do curso Técnico em Cuidados de Idosos e aos egressos do Campus. “Será uma oportunidade de troca de experiências, de vivenciar coisas novas e adquirir conhecimentos”, afirmou a Coordenadora Tereza Cunha, idealizadora do evento.

A abertura  contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Adalberto Fugêncio, da Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, representando o Reitor Nicácio, Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Silvana Cunha, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cleide Oliveira, da Diretora do Campus Mangabeira, Zoraida Almeida e outros gestores do IFPB.

O Secretário Adalberto Fugêncio elogiou a iniciativa do IFPB em ofertar um curso de cuidados de idosos, uma vez que a população idosa vem aumentando ao longo dos anos. “Os idosos são um componente fundamental para a economia do nosso país e são poucos os institutos que oferecem esse curso e vocês tiveram essa percepção de futuro. O aumento do número de idosos é um fenômeno real em nossa sociedade”, destacou o secretário que afirmou a intenção de firmar um convênio com o campus para ofertar estágio aos estudantes na policlínica do idoso e também nos hospitais municipais, fazendo com que o técnico conheça o sistema de saúde do município.

As pró-reitoras destacaram a importância do evento, pioneiro no instituto e frisaram a alegria contagiante dos grupos presentes. A Semana de Saúde do Idoso é proveniente do edital de extensão voltado a promoção de eventos de extensão (PROEVEXC).

A Diretora do Campus Mangabeira, Zoraida Almeida, enfatizou que o evento foi executado de forma coletiva e externou seu sentimento de reconhecimento e agradecimento aos professores, servidores e estudantes envolvidos. Ela lembrou que o campus inicia uma nova fase nas instalações da escola Aruanda. “Em 110 anos da nossa instituição vivenciamos um momento fundamental, sobretudo pela nossa coragem de fazer acontecer”, afirmou a diretora lembrando da decisão acertada de ofertar esse curso.

No primeiro dia do evento houve a apresentação musical do professor Danilo, do grupo de dança “Idosos em Ação” e ao final, a palestra da psicóloga e professora Dra. da UFPB Josevânia Silva intitulada “Cuidado e Qualidade de Vida na Velhice”.

Confira o álbum de fotos no facebook.