Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 > Expotec 2019 começa nesta quarta-feira (30)

Expotec 2019 começa nesta quarta-feira (30)

IFPB apresenta projetos de pesquisa e extensão tecnológica durante a Feira
por Patrícia Nogueira publicado: 29/10/2019 16h43 última modificação: 30/10/2019 11h14

Tem início a partir das 09h, desta quarta-feira (30), no Centro de Convenções de João Pessoa, a EXPOTEC 2019. Considerada a maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste, o evento reunirá estudantes, professores, pesquisadores e é aberto ao público em geral e se estende até o dia 01 de novembro. O IFPB é um dos apoiadores da feira e levará para apresentação ao público 15 projetos tecnológicos, sendo 10 de inovação e 5 de extensão.

O Stand do IFPB conta com um espaço de 36 m² e teve seu design projetado por uma equipe de professores e estudantes do Campus João Pessoa, selecionados por meio de edital de extensão.

A abertura oficial do evento acontece a partir das 15h. Para o Diretor de Inovação, Maxwell Amaral, a expectativa para a feira são as melhores: “Esperamos conseguir potencializar a marca do IFPB , demonstrando a sociedade que o IFPB é uma instituição de ciência e tecnologia que produz produtos e processos inovadores com aplicação prática”, afirmou o Diretor.

Expotec contará com mais de 90 palestras, oficinas, desafio hackathon e Robotec (desafio de robótica). As vagas nas oficinas são limitadas em 40 vagas garantidas por ordem de chegada. O evento reúne os eixos temáticos: Inclusão Digital, Software Livre, Web,Educação, Cultura Pop, Desenvolvimento e Robótica, Startups e a novidade para esta edição é a trilha de Inteligência Artificial (IA).

Confira a lista dos projetos do IFPB selecionados para a Expotec 2019:

PROJETOS DE EXTENSÃO TECNOLOGICA:

1 - MOVIBEM: olhando é que se vê

Campus João Pessoa

2 - Elaboração de Dispositivo Ótico de Segurança Coletiva de Baixo Custo para Comunidades Garimpeiras

Campus Campina Grande

3 - Uma Parceria para o Desenvolvimento de Órteses E Próteses de Baixo Custo por Impressão 3d

Campus Cajazeiras

4 - Sistema Hidropônico de Baixo Custo Utilizando Tecnologia de Controle e Automação, Alimentado por Sistema De Energia Solar, Para Atender Família de Agricultores na Comunidade Veneza

Campus Cajazeiras

5 - Núcleo de Estudos em Criatividade Prática e Inovações Aplicadas – Escapa Ecodesign

Campus Cabedelo e João Pessoa

PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

1 - "Robô autônomo para navegação indoor"

Raphaell Maciel de Sousa e Gerberson Felix da Silva

2 - Catador Amigo

Railson Santos Silva e Ruan Delgado Gomes

Campus Campina Grande

3 – Medidor eletrônico de escore corporal para bovinos

Marcos José do Nascimento Júnior e Louis Hélvio Rolim de Britto

Campus Sousa

4 - Medidor digital de acúmulo d'água sobre pistas de pouso e Rodovias

Marcos José do Nascimento Júnior

Campus Sousa

5 - Recursos didáticos: tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem nos cursos de edificações e engenharia civil

Andréa de Lucena Lira

Campus João Pessoa

6 - DA PEDRA AO PIXEL: Pedra do Ingá em Realidade Aumentada

Autores: Otaviano Souza, Beatriz Cruz, Renata Cadena, Ana Moraes e Turla Alquete

Campus Cabedelo

7 - CONTO CONTOS | Produção de Livro Trilíngue como Material Didático para o Ensino Médio

Jobson Souza, Carlos André, Sofia Leal, Wanderson Fernando, Cassiano Sabino e Daniel Camboim e Ramon Souza

Campus Cabedelo

8 - ECOTECH | Criação de um Produto Digital para Auxiliar as Pessoas no Descarte do Lixo Eletrônico.

Autor: Anderson Cordeiro de Melo e Rodrigo Medeiros

Campus Cabedelo

9 - Confecção de uma plataforma de elevação para o Laboratório de Química do IFPB-Cabedelo com materiais reaproveitados

Autores: Breno Vidal Miranda, Dreyciele Pereira Barbosa, Kaio Kaique Pereira da Silva, Josenildo Belmiro da Silva Junior, Cristiano Cabral Santos, Thyago de Almeida Silveira

10 - Mobiliário Sustentável

Autores: Breno Vidal Miranda, Dreyciele Pereira Barbosa, Kaio Kaique Pereira da Silva, Thyago de Almeida Silveira

Campus Cabedelo

Acesse o site para se inscrever no evento como visitante  https://www.expotec.org.br/index.html e acompanhar toda a programação.