Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > Desbloqueio de recursos federais deve ocorrer nos próximos dias, diz ministro

Desbloqueio de recursos federais deve ocorrer nos próximos dias, diz ministro

Informação foi compartilhada pelo reitor Nicácio Lopes durante abertura do Colégio de Dirigentes do IFPB
por publicado: 06/09/2019 11h53 última modificação: 06/09/2019 21h09

“O ministro da Educação, Abraham Weintraub, sinalizou o descontingenciamento ainda este mês de até 80% do quantitativo de recursos orçamentários que foi bloqueado”. A boa notícia foi comunicada pelo reitor Nicácio Lopes na abertura da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do IFPB que acontece nesta sexta-feira (06) no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).

O reitor Nicácio explicou aos Pró-Reitores, Diretores-Gerais e assessores como foi a audiência da diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o ministro Weintraub em Brasília. IMG-20190906-WA0009.jpgO encontro foi intermediado pelo deputado federal Pedro Cunha Lima, atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Professor Nicácio disse que a audiência foi bastante satisfatória e deu uma maior tranquilidade aos gestores. “O IFPB recebeu esse mês um incremento de 7% no orçamento o que dará para cobrir as despesas de setembro, para os outros três meses do ano esperamos o anúncio do desbloqueio, até lá vamos organizar uma sistemática interna para que nenhuma unidade, nenhum estudante seja sacrificado”.

No dia 20 de setembro o ministro da Educação receberá um relatório sobre o desempenho da economia, momento em que será avaliado o desbloqueio orçamentário. “Foi a primeira vez que tivemos algo concreto com números e datas, com orientações plausíveis do governo federal, estamos confiantes” concluiu Nicácio. Em abril deste ano o governo federal anunciou um corte de 30% nas verbas das instituições de ensino superior (universidades e Institutos Federais).

A reunião do Colégio de Dirigentes tem prosseguimento no período da tarde na PROEXC com a discussão dos seguintes temas: fluxo de processos em ações de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, apresentação do periódico da Revista Práxis, aniversário dos 110 anos do IFPB e atividades do Polo de Inovação.

Confira neste link o vídeo sobre a reunião do CODIR.

DGCOM do IFPB