Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 > “No novo tempo, apesar dos perigos...”

“No novo tempo, apesar dos perigos...”

Solenidade marca comemorações dos 110 anos do Instituto Federal da Paraíba
por publicado: 23/09/2019 19h57 última modificação: 25/09/2019 08h45

“No novo tempo, apesar dos perigos”. A música do cantor e compositor carioca Ivan Lins, gravada em 1980, num momento histórico marcado pela Ditadura Militar, retrata a esperança em um novo tempo, tempo de lutas por um país livre em meio a um contexto de incertezas.

E foi com o objetivo de enfatizar a solidez da instituição mesmo diante de tempos difíceis que a letra foi escolhida para ser o tema das comemorações dos 110 anos do Instituto Federal da Paraíba. “Nós pretendemos mostrar, principalmente aos nossos estudantes, que pode ser que nós estejamos passando por um momento de dificuldades, mas a base da nossa instituição é sólida, somos perenes, consistentes e não vamos nos curvar diante de qualquer ventania passageira”, explica o reitor Nicácio Lopes.

DSC_0044.JPGA solenidade comemorativa de aniversário do Instituto aconteceu na tarde desta segunda-feira (23), no edifício Coriolano de Medeiros, sede da Reitoria, contando com a participação de gestores, servidores, alunos e representantes de instituições parceiras.

O evento foi aberto com a apresentação do Coral de Libras do Campus Guarabira, que mostrou inclusão e arte aos convidados, interpretando canções como “Joia Rara” de Ton Oliveira e “Paraquedas”, do cantor Gabriel Diniz. Houve ainda a apresentação do Hino do IFPB com o coral regido pelo professor Radamir de Sousa, do Campus João Pessoa.

Após a saudação inicial do reitor Nicácio Lopes, um vídeo contando a história da primeira sede do Instituto, o atual edifício Coriolano de Medeiros, mais conhecido como Casa Rosada, foi exibido, emocionando os presentes. Em seguida, Júlia Éllen Sabino, aluna de canto do Curso de Instrumento Musical do Campus João Pessoa, acompanhada do também aluno Douglas Alves, executou o Hino Nacional Brasileiro.

DSC_0130.JPGO momento de homenagens foi aberto destacando a atuação dos servidores aposentados no ano de 2019. Receberam o Troféu 110 anos IFPB, Dimas Pereira, Mônica Montenegro, Maria da Conceição Cordeiro, Manoel Pedro de Alcântara, Hildebrando Rodrigues e Francisco Antônio Borges.

Os estudantes, razão maior de ser da instituição, também foram homenageados, sendo representados por Mariana Abreu, Laís de Sousa e Érika Alves que, juntamente com o professor Lício Romero, conquistaram medalha de prata na edição da Olimpíada Nacional de História 2019. Já a secretária de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Edilma da Costa, recebeu o troféu como estudante egressa de destaque na sociedade paraibana.

No segmento entidade parceira e jornalista de destaque, Naná Garcez, diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação S/A foi a grande homenageada. Já no Segmento Imprensa, o jornalista Paulo Neto, da TV Arapuan; e o empresário Roberto Cavalcanti, do Sistema Correio de Comunicação, também receberam o troféu de aniversário da instituição.

DSC_0126.JPGA solenidade prosseguiu com o discurso do reitor Nicácio Lopes, que presidiu a mesa de honra composta pelas seguintes autoridades: a jornalista Naná Garcez, representante do Governo do Estado da Paraíba; a secretária Edilma Freire, representante da Prefeitura de João Pessoa; a reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz; e o secretário de Cultura do Governo do Estado, Damião Ramos.

“A data de hoje marca o início de toda nossa trajetória, quando o então presidente Nilo Peçanha sancionou decreto de criação da Escola de Aprendizes Artífices. Nós passamos por várias nomenclaturas, como Liceu Industrial da Paraíba, Escola Técnica Federal da Paraíba, Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET) até chegarmos ao IFPB. Nosso foco é ofertar uma educação socialmente referenciada, preparando cidadãos qualificados para o mundo do trabalho, para que possam não apenas ter uma vida mais digna, mas também serem artífices reconstrutoras de um novo país, com mais justiça social e mais equidade. Só a educação possibilita essa emancipação. Nosso compromisso é que essa história possa ser vangloriada e que possamos responder às expectativas da população”, enfatizou o reitor Nicácio.

DSC_0060.JPGAo final da solenidade, houve o lançamento dos livros “Sabores da Caatinga”, de Fred Campos, Thyago Silveira, Dayana Silva e Valter Ferreira; e “Meio Ambiente em Foco”, organizado por Arilde Franco Alves; além da exposição de fotografias intitulada “Um novo tempo”, organizada pela professora Marileuza Fernandes.

Confira o álbum de fotos no facebook oficial.

Verônica Rufino - DGCom