Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > Reitoria Itinerante finaliza visitas com ampla participação

Reitoria Itinerante finaliza visitas com ampla participação

Comunidade acadêmica interage com a equipe gestora do IFPB nas cidades de Itaporanga, Princesa Isabel e Monteiro
por publicado: 22/08/2019 19h42 última modificação: 24/08/2019 12h24

Finalizando mais um ciclo de visitas aos campi, o Programa Reitoria Itinerante encerrou hoje (22), no Campus Monteiro, a rota 02 da 6ª jornada, após ter visitado os campi de Itaporanga (na terça-feira, dia 21) e Princesa Isabel (na quarta-feira, dia 22).

As visitas do Reitoria Itinerante aos campi são sempre marcadas por um grande quantitativo de participantes,  contribuindo para que se cumpra o objetivo maior do programa que é promover a integração entre a gestão e a comunidade de maneira participativa e colaborativa.

Para o Pró-Reitor Manoel Macedo, o programa Reitoria Itinerante cumpriu nesta rota um papel importante. “Nos três momentos, tratamos das pautas locais, de cada campus. No entanto, nos três campi os estudantes discutiram com muita propriedade a situação do IFPB diante do contingenciamento do Governo Federal, posicionando-se com muito equilibrio e firmeza em defesa do IFPB. Nesse sentido, entendemos que esta rota cumpriu um papel estratégico, fortalecendo os vínculos entre a Reitoria e as unidades e com os nossos estudantes”, destacou o Pró-Reitor Macedo.

Durante os três dias de visita aos campi, o Reitor Nicácio visitou os espaços, dialogou com os servidores e conferiu de perto as necessidades da comunidade. No Campus Princesa Isabel o reitor conheceu os laboratórios de física, química e informática, este último inaugurado durante a visita, fruto de uma demanda da comunidade acadêmica apresentada durante o Reitoria Itinerante no campus em 2018.

De acordo com a Pró-Reitora Silvana Luciene Costa foi muito gratificante participar do Reitoria Itinerante. “Fiquei positivamente impressionada em acompanhar a prestação de contas do que foi acordado na reunião anterior e a abertura do diálogo com estudantes e servidores para ouvir novas demandas. Pudemos, na ocasião, apresentar as ações da PRPIPG na Pesquisa, na Inovação e na Pós-graduação nos 3 campi visitados. Pudemos interagir com a comunidade dos campi de forma aberta, transparente. Parabenizo a todos por, mesmo em em condições adversas, conseguirem crescer a dedicação e o amor ao Instituto que se vê, tanto por parte dos alunos quanto dos servidores dedicados, é estimulante. Ver compromissos sendo assumidos com responsabilidade, com o intuito de fazer o Instituto crescer, de forma harmônica, ouvindo as necessidades e procurando supri-las, é fundamental”, ressaltou a Pró-Reitora Silvana.

Esse trabalho conjunto de responsabilidades compartilhadas tem rendido bons frutos nos campi, conforme refletiu o Diretor do Campus Monteiro, Abraão Romão, fazendo uma retrospectiva de todas as conquistas trazidas pelo Programa Reitoria Itinerante ao campus. “Foi muito produtiva a participação efetiva dos estudantes com a equipe da Reitoria, com decisões importantes relativas à demanda de políticas públicas para os nossos estudantes”, afirmou o Diretor Abraão logo depois da reunião com os estudantes de Monteiro. O Diretor de Itaporanga, Ridelson Farias, também citou que a partir de demandas executadas pelo Reitoria Itinerante, o campus tem funcionado de forma organizada e satisfatória.

Para a Pró-Reitora Maria Cleidenédia Morais Oliveira, a participação da Proexc no Programa Reitoria Itinerante foi importante para dar visibilidade às ações da Extensão e da Cultura, assim como conhecer ‘in loco’ as atividades desenvolvidas em cada Campus. “Ressaltamos e parabenizamos o compromisso de cada coordenador com a Extensão e a Cultura, pois mesmo em tempos de contingenciamento orçamentário, registramos o acréscimo das atividades que não foram selecionados em edital. É muito gratificante testemunhar o momento de integração entre a comunidade e a alta gestão do IFPB”, afirmou a Pró-Reitora Cleidenédia.

A equipe gestora retorna para a capital trazendo na bagagem uma série de tarefas que trarão melhorias aos campi, nas áreas de infraestrutura, ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil. As demandas oriundas do Programa Reitoria Itinerante são desenvolvidas de forma compartilhada com os campi, podendo ser executada a curto, médio e longo prazos, ficando sempre um grupo responsável pela execução daquela atividade. Na jornada seguinte há a prestação de contas, onde o gestor torna pública a evolução ou a conclusão da demanda.

Para o Reitor Nicácio Lopes, nesta rota houve ampla participação da comunidade acadêmica. Também destacou o nível de participação dos estudantes e servidores, com preparo, consciência, bom-senso e o bom nível de interesse em busca da efetividade das discussões dos pleitos dos seus campi e das políticas públicas.

“Nós percebemos nos três campi um clima organizacional harmônico, um ambiente de trabalho muito bom. Nesse sentido, o Programa Reitoria Itinerante cada vez mais se fortalece e cumpre melhor o seu papel, com avaliações excelentes, altamente positivas. O Programa Reitoria Itinerante se consolida como uma grande vitrine, como uma ferramenta de planejamento, de democracia e de participação e compartilhamento das decisões”, finalizou o Reitor Nicácio.

Confira o álbum de fotos das visitas no Facebook IFPB Oficial:

Fotos de Itaporanga.

Fotos de Princesa Isabel.

Fotos de Monteiro.