Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > IFPB conquista medalha na Olimpíada Nacional de História do Brasil

IFPB conquista medalha na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Equipe do Campus Cabedelo levou medalha de prata. Equipes do Campus JP e CG também foram para final
por Patrícia Nogueira publicado: 20/08/2019 16h12 última modificação: 21/08/2019 08h52

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba foram finalistas da 11ª edição da Olimpíada Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 17 e 18 de agosto na Universidade de Campinas (Unicamp) – São Paulo. A equipe Matrona do Campus Cabedelo conquistou a medalha de prata.

A equipe é composta pelas estudantes do curso Técnico em Multimídia, Érika Alves, Laís Ribeiro e Mariana Abreu, orientadas pelo professor Lício Romero.

“Participar da Olimpíada foi desafiador, como sempre. O sentimento na hora da premiação é sempre indescritível, a emoção, a felicidade, é um misto de coisas”, destaca a estudante Laís Ribeiro. “Ficamos muito empolgadas durante a prova e acredito que fizemos um bom trabalho, portanto a consequência desse esforço veio. A experiência em outras olimpíadas ajudou um pouco, apesar de que a olimpíada sempre busca inovar. Mas saber como administrar o tempo e como funciona a final ajuda bastante”, disse Laís.

“Chegar a final em Campinas foi uma vitória e tanto, conhecemos lugares e pessoas novas, foi inexplicável”, comemorou a estudante Erika Alves. Ela explica que sempre gostou da disciplina: “A paixão por história me motivou a participar da Olimpíada, ela aborda conteúdos que vão além do que é aprendido em sala de aula. Lembro que eu me emocionava muito em determinadas questões” .

O aprendizado adquirido a partir da Olimpíada contribui muito para a vida das estudantes: “Construímos uma bagagem equipe campus cabedelo.jpgde conhecimento riquíssima, costumo dizer que não preciso estudar história pra fazer o Enem porque a ONHB já me ensinou tudo que eu precisava saber de verdade. É uma olimpíada que ensina bastante, por isso eu quis fazer ela esse ano mesmo não tendo chegado à final no ano passado”, comentou a estudante Érika, que está no 3º ano do curso de multimídia.

Outra integrante da equipe, Mariana Abreu, relatou que as olimpíadas trouxeram inúmeros benefícios para sua vida estudantil. “Essa olimpíada me ajudou em diversas formas e quem sou hoje eu devo parte a ela. Te ajuda a crescer de diversas formas, tanto criticamente, como intelectualmente ou profissionalmente. É completa!”, afirmou. Sobre a conquista da medalha de prata ela comemorou: “Foi incrível como sempre! Acredito que seja impossível descrever em palavras porque só quem participa consegue sentir mesmo. É sempre gratificante ir para a final porque é a conclusão de todo o tempo de trabalho”, disse a estudante do Campus Cabedelo.

Para o professor Lício Romero, os Institutos Federais tem se destacado em olimpíadas do conhecimento não apenas por sua estrutura, mas também em virtude do seu modelo pedagógico, que valoriza a integração e o senso crítico dos estudantes.

“É uma felicidade representar o IFPB em atividades como a ONHB, e é uma felicidade maior ainda acompanhar o crescimento desses jovens que se desenvolvem com brilhantismo”, disse o professor Lício. “E é extraordinário que estejamos em uma Instituição que consiga propiciar momentos como esse para seus estudantes. Tenho muito orgulho de ser IFPB”, completou.

Além da equipe medalhista, o IFPB classificou para a etapa final da ONHB outras 5 equipes, totalizando 02 do Campus Cabedelo, 02 do Campus João Pessoa e 02 do Campus Campina Grande. O IFPB foi responsável por classificar 75% (06 de 08) das equipes oriundas do Estado da Paraíba que foram a Campinas-SP.

A final presencial da ONHB reuniu 314 equipes, totalizando 942 estudantes de vários estados da federação. As 6 etapas anteriores foram realizadas de forma online e tiveram início no mês de maio. A olimpíada mobilizou ao todo 73 mil participantes, 18,5 mil equipes, que abordaram diversos aspectos da história do Brasil a partir do tema “Excluídos da História”. Das 75 medalhas distribuídas, 58 foram para a região Nordeste.

O IFPB também levou medalhas na 10ª edição, realizada em 2018: Campus Campina Grande obteve 01 medalha de prata, e o Campus Cabedelo, 01 medalha de bronze.