Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 08 > Ariano Suassuna é homenageado em documentários produzidos pelo IFPB

Noticia

Ariano Suassuna é homenageado em documentários produzidos pelo IFPB

São 6 produções audiovisuais que dialogam diretamente com o universo do escritor
por publicado: 26/08/2019 08h58 última modificação: 27/08/2019 08h53
Cláudio Brito, Ariano Suassuna e Dantas Suassuna.

Foto: João Carlos Beltrão

Cláudio Brito, Ariano Suassuna e Dantas Suassuna. Foto: João Carlos Beltrão

A vida e obra do escritor paraibano Ariano Suassua é tema de documentários produzidos pelo Professor do IFPB, Claudio Brito juntamente com equipe da coordenação de produção audiovisual.

Os projetos audiovisuais foram aprovados pela Reitoria e executados pela Coordenação de Produção Audiovisual do IFPB possibilitando a produção de 6 documentários que baseiam-se na reflexão sobre as obras e o trabalho de artistas vinculados à estética armorial e à obra de Ariano Suassuna. Os trabalhos tiveram início em 2013 e a finalização está prevista para 2023 com a exibição do documentário “Ariano: Armorial”.

Os seis projetos produzidos foram:

1) “Pelo Caminho Sagrado: Prelúdio” (documentário, 27 minutos, 2013);

2) “Tributo a Capiba” (aula-espetáculo, 123 minutos, 2014);

3) “Pelo Caminho Sagrado: Andante” (documentário, 81 minutos, 2015);

4) “Em Nome do Pai”(vídeo-exposição, 11 minutos, 2016);

5) “Fragmentária” (vídeo-exposição, 17 minutos, 2018);

6) "Avoenga: Heráldica-Sertaneja" (vídeo-exposição, 20 minutos, 2019).

 “Ariano: Armorial” é o quarto trabalho da série, que começou em 2007 com o documentário “Ariano Suassuna: Cabra de coração e arte ou O cavaleiro da alegre figura" (49 minutos). O filme foi resultado de uma parceria entre a Uned-Floriano e os Institutos Federais do Piauí e Paraíba. Já em 2009 foi exibido no IFPB na capital paraibana, Ariano: Impressões (35 minutos). O terceiro documentário foi intitulado “Ariano: Suassunas (131 minutos)”, exibido no IFPB, com a participação do casal Ariano e Zélia Suassuna, em abril de 2013. O filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário Longa-Metragem, concedido pela Academia Paraibana de Cinema. A tetralogia será finalizada com o documentário “Ariano: Armorial”.

“O cerne de nossas ações baseia-se na reflexão sobre as obras e o trabalho de artistas vinculados à estética armorial e à obra do escritor Ariano Suassuna”, afirmou Claudio Brito, que conta com João Carlos Beltrão (cineasta e diretor de fotografia) e Thiago Andrade (editor) em sua equipe.

Outras produções fazem parte do projeto “Ariano: Armorial”: "Ariano: Ilumiaras", que será lançado em novembro deste ano e “Pelo Caminho Sagrado: Alegro".

Há também o projeto “Braulio Tavares: saga e sina silibrina” que “traça um perfil artístico do escritor e compositor Braulio Tavares, a partir de sua formação, influências e parcerias artísticas. Temos a intenção de lançar o documentário de longa-metragem homônimo no final de 2020, para celebrar os 70 anos do Raio da Silibrina”, concluiu o professor Claudio Brito.

Ao todo foram realizados 14 trabalhos, dos quais, dez foram disponibilizados pela TV IFPB. Além dos vídeos já citados, com o link para a TV IFPB, há ainda: A Pedra do Reino – 40 anos” (24 minutos, 2013)Cabeça de Cabro” (24 minutos, 2013) e  Braulio Tavares e a adaptação cinematográfica d’A Pedra do Reino” (12 minutos, 2009).

 

*Foto: Arquivo Revista de Cinema.