Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 07 > Reitoria vai regular preservação da memória histórica do IFPB

Reitoria vai regular preservação da memória histórica do IFPB

Iniciativa visa à transferência de acervo histórico-museológico, fotográfico e documental dos campi para o NDPEP.
por publicado: 11/07/2019 09h52 última modificação: 11/07/2019 09h52

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba definiu nesta quarta-feira (10) novas estratégias que vão nortear os trabalhos de digitalização do acervo memorial do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional (NDPEP).

O plano prevê dentre outras providências maior competência para o NDPEP por meio da institucionalização de um marco legal que vai possibilitar transferência de acervo dos campi para o Núcleo de Documentação do IFPB.

A aquisição de novas tecnologias e movimentação de pessoal para reforçar a equipe liderada pelo coordenador do Núcleo, professor Luciano Candeia, também foi considerada pelo reitor do IFPB como novas medidas para tornar o NDPEP mais eficiente e eficaz.

“Nossa função é oferecer condições para que esse espaço possa assegurar a preservação, a guarda e a socialização desse acervo para pesquisadores, estudantes interessados em conhecer a memória dos 110 anos de institucionalização do IFPB”, disse o reitor Nicácio Lopes.

Desde 2014, o Núcleo de Documentação do IFPB desperta curiosidade, tanto pela quantidade de peças e documentos físicos acumulados em um espaço privilegiado do Edifício Coriolano de Medeiros, quanto pelo conteúdo e ineditismo do material disponibilizado para pesquisa sobre fatos remanescentes que contam a história da educação profissional na Paraíba.

Hoje, o NDPEP conta com mais de 5 mil peças, incluindo material museológico, fotográfico, documentos administrativos e acadêmicos, além de livros, periódicos e folhetos. A equipe do setor é composta pelo coordenador Luciano Cadeia, Mardônio Lacet, Gerlane Florêncio e Antônio Luna.

O professor Luciano Cadeia agradeceu o apoio que vem recebendo da atual gestão do IFPB e ressaltou o empenho do reitor Nicácio Lopes para que o conteúdo físico do Núcleo de Documentação do IFPB possa ser organizado de modo a ser encontrado, compartilhado em maior escala e em breve integrada com outras bases de dados no universo da Internet.

•             Por Filipe Donner – Jornalista e Diretor de Comunicação do IFPB