Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 07 > IFPB lança Portal de Dados Públicos

IFPB lança Portal de Dados Públicos

A ferramenta foi construída por uma equipe técnica da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) e atende exigências da Lei de Acesso à Informação.
por publicado: 15/07/2019 10h31 última modificação: 17/07/2019 17h40

O Instituto Federal da Paraíba continua colaborando, deliberadamente, com a agenda da educação profissional e tecnológica no Estado. A Instituição acaba de lançar o Portal de Dados Abertos, dando mais um passo importante para a sustentabilidade do IFPB.

A ferramenta, que pode ser acessada no endereço dados.ifpb.edu.br, tem como objetivo possibilitar uma maior interação entre a comunidade acadêmica do IFPB e o grande público interessado em conhecer dados e informações sobre as práticas de gestão, ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Instituição.

Os dados e as informações disponíveis no Portal podem ser consultados por meio de buscas simplificadas. “Com apenas um clique, o interessado poderá acessar 14 bases de dados institucionais e escolher a que lhe for mais conveniente”, informou o coordenador de Apoio a Sistemas Informatizados da DGTI, Rodrigo Araújo.

Dentre os critérios de busca oferecidos pelo Portal ao cidadão estão “a necessidade premente da disponibilidade dos dados online, o fato de serem gratuitos, detalhados, e atualizados constantemente em formato abertos e compreensíveis, permitindo ao usuário livre reutilização”, acrescentou Rodrigo.

Por meio dessa nova ferramenta de dados em formato aberto, o IFPB poderá ampliar o seu autoconhecimento acadêmico e administrativo e “oferecer subsídio educacional para a criação e a melhoria de políticas públicas praticadas no âmbito local, regional e nacional”, destacou o diretor geral da DGTI, Ivan Medeiros.

Diante dessa necessidade, a ferramenta foi construída para atender um público com perfil de usuário que usa dados abertos no seu cotidiano a exemplo dos acadêmicos, jornalistas, cientistas, dentre outros profissionais que atuam em empresas públicas e privadas, entidades da sociedade civil organizada e nas diversas instâncias de governo: municipal, estadual e federal.

“Porém, qualquer pessoa com conhecimento técnico básico de tratamento de dados pode fazer uso do Portal”, ressaltou o diretor Ivan Medeiros, ao lembrar que até o final deste ano, o IFPB irá disponibilizar uma consulta pública visando identificar outros conjuntos de dados de interesse da comunidade para que estes também sejam abertos.

Para o reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, a ferramenta faz parte do elenco de ações previstas para a sua segunda gestão. “É nosso desejo continuar aprofundando a democracia, aprimorando a transparência e ampliando os canais de acesso à informação, como medida de estímulo a participação de todos os segmentos da sociedade na construção de um Instituto cada vez mais forte”.

O reitor Nicácio concluiu acrescentando que a atual gestão do IFPB tem como propósito contribuir, resolutamente, para fomentar a inovação e a geração de conhecimento nas 21  unidades de ensino espalhadas nas diversas regiões do Estado.

Acesse ao vídeo.

• Filipe Donner – Diretor Geral de Comunicação e Marketing do IFPB