Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 07 > Construção de estaleiro em Lucena é tema de reunião no IFPB

Construção de estaleiro em Lucena é tema de reunião no IFPB

Instituto dá prosseguimento a parceria com empresa chinesa para atuação na área
por publicado: 24/07/2019 17h19 última modificação: 25/07/2019 13h29

O IFPB recebeu nesta quarta-feira (24), o empresário Gustavo Henrique Braga, da RB Consultores Associados. Em reunião realizada na Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), a principal pauta foi a efetivação de parceria entre o Instituto e as empresas McQuilling Services, responsável pelo projeto de instalação do estaleiro de reparos navais no município de Lucena-PB, e IMC-YY, empresa chinesa parceira que atuará na operação do estaleiro.

Em abril deste ano, uma comitiva de empresários estrangeiros visitou o Campus João Pessoa com o objetivo de conhecer a qualidade da formação técnica e profissional da instituição que poderá ser utilizada pelas empresas no estaleiro. Após essa visita, representantes da RB Consultores Associados e do Governo do Estado da Paraíba participaram de um seminário em Xangai e trouxeram ao IFPB o feedback das impressões dos empresários.

Segundo Gustavo Braga, as expectativas dos chineses são bastante positivas. “Eles ficaram admirados com as potencialidades do Instituto nas áreas de ensino, pesquisa e inovação. A partir dessa experiência vivida na China e compartilhada na reunião, pretendemos formatar uma agenda positiva de ações no intuito de dar o suporte ao estaleiro de reparos navais, assim como propor a efetivação de parcerias em outras áreas”.

DSC_0131.JPGO encontro foi mediado pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB. Além da assessora Mônica Montenegro, participaram da reunião o diretor de Pesquisa, Francisco Dantas Neto; o diretor de Inovação Tecnológica, Maxwell Amaral; a diretora do Polo de Inovação, Damires Souza; as pró-reitoras Mary Roberta Marinho (Ensino) e Silvana Costa (PRPIPG), além de Carla Daniela Costa, do Governo do Estado da Paraíba. A reunião foi avaliada de forma positiva pelos participantes.

“Em termos de capacitação, sem dúvidas, o IFPB possui cursos já prontos e outros que podem ser formatados que podem ajudar na formação do pessoal que vai atuar no estaleiro. Além disso, a construção desse empreendimento vai abrir margem para que outras empresas nos conheçam e possam trabalhar conosco em outros ecossistemas de inovação e pesquisa, proporcionando um crescimento não só da região de Lucena, mas de toda a Paraíba”, frisou Damires Souza.

Para Mary Roberta Marinho, a proposta de parceria vai ao encontro da missão institucional do IFPB de contribuir com o desenvolvimento do Estado. “Foi uma reunião muito profícua no sentido de que nos traz elementos para nosso planejamento interno e fortalece o papel do nosso instituto de indutor de desenvolvimento regional nesta ligação Paraíba-China”, complementou.

Já a pró-reitora Silvana Costa destacou que o próximo passo é detectar as necessidades das empresas estrangeiras e adequá-las às potencialidades do Instituto. “Nesta perspectiva, as potencialidades do IFPB serão evidenciadas, a exemplo dos profissionais e estudantes de áreas como Engenharia, Turismo, Meio Ambiente e Pesca, por exemplo, que terão maiores oportunidades”, frisou.

DSC_0113.JPGAinda durante a reunião, o diretor de Inovação Tecnológica, Maxwell Amaral, informou que o IFPB está elaborando um documento a ser enviado ao Ministério da Educação, elencando as oportunidades advindas com a instalação do estaleiro, para que possa ser construída uma estrutura de parque tecnológico no município de Lucena, visando o atendimento às empresas e população local. “Essa estrutura irá atender as necessidades de todos os parceiros que vão interagir na construção, assim como a população da região, com a oferta de ensino especializado, assim como diversas ações de pesquisa, extensão e inovação. Estamos muito entusiasmados, pois o  Instituto possui, historicamente, essa veia de preparar recursos humanos para o setor produtivo”.

Verônica Rufino - DGCom