Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 > Membros do CEP são homenageados pela Reitoria

Membros do CEP são homenageados pela Reitoria

O reconhecimento ocorre no ano em que o órgão completa 10 anos
por publicado: 08/06/2019 05h56 última modificação: 08/06/2019 05h56

Os atuais integrantes da Comissão de Ética em Pesquisa do Instituto Federal da Paraíba (CEP/IFPB) foram homenageados no final da tarde desta sexta-feira, dia 07, pelo reitor Nicácio Lopes.

A homenagem foi concedida em um justo reconhecimento institucional aos serviços prestados pelos membros do órgão ao IFPB e a comunidade científica na análise ética de projetos de desenvolvimento com seres humanos.

O CEP foi criado há 10 anos e atualmente conta com 15 membros. De acordo com o reitor Nicácio, a celebração foi extensiva aos 47 membros e mais aos três técnico-administrativos que passaram pelo comitê ao longo de sua existência.

Durante seu pronunciamento, o reitor Nicácio reconheceu a importância do CEP e enalteceu os seus componentes que foram bem avaliados recentemente pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

DSC_0040[1].jpgA homenagem concedida neste final de semana foi a maior honraria já recebida pelos membros do CEP/IFPB. Segundo o coordenador do órgão, professor doutor Aleksandro Guedes de Lima, tal mérito foi conquistado pelo grupo em função do trabalho árduo de realizar análise ética que na visão do gestor não é tarefa fácil.

“Mas, foi muito gratificante receber este reconhecimento da Reitoria. Pois, desde 2009 muitas colegas colaboraram com o CEP sem um reconhecimento efetivo como profissionais colaboradores e voluntários com o mundo científico”, completou.

Para o secretário do CEP, Genésio José da Silva, a união do grupo e o apoio recebido da Reitoria são os principais fatores motivadores que fazem do Comitê de Ética e Pesquisa do IFPB prosperar a cada gestão. “Não podemos esquecer que esse trabalho é mediado com sucesso pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG)”, acrescentou Genésio.

Integram o atual quadro de membros da Comissão de Ética em Pesquisa do Instituto Federal da Paraíba, os seguintes profissionais: Aleksandro Guedes; Alexandre D'Andréa; Aluizio Junior Paiva; Erica Simone Dantas; Ermano Falcão; Gerlane Barbosa; Joseli Maria da Silva; Lamara Fabia Lucena; Marcelo Buriti; Maria Luiza Santos; Mônica Souto Maior; Nelma Mirian de Araújo; Ricardo José Ferreira; Vandinei Viegas; Vilson Lacerda Brasileiro.

Várias sugestões para aperfeiçoamento do CEP estão em estudo na PRPIPG. A pró-reitora Silvana Costa disse que as propostas são essenciais ao bom funcionamento do comitê. Destacam-se dentre elas a integralização da carga horária do professor, bem como a capacitação interna dos membros do comitê e dos pesquisadores no uso da plataforma, dentre outras.