Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 > IFPB debate cortes na educação na Câmara Municipal de João Pessoa

IFPB debate cortes na educação na Câmara Municipal de João Pessoa

Audiência pública discutiu contingenciamento de verbas nas IES
por publicado: 13/06/2019 21h12 última modificação: 13/06/2019 21h12

Desde o mês passado os cortes nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino Superior têm sido discutidos por parlamentares paraibanos. Nesta quinta-feira (13) foi a vez da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizar uma audiência pública para tratar do assunto. O IFPB participou da sessão.

A discussão aconteceu à tarde no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo Municipal, no Centro, e reuniu estudantes, professores, gestores e representantes do Tribunal de Contas da União e de sindicatos.

O vereador Marcos Henriques, autor da propositura, criticou o contingenciamento e lembrou que a educação deve ser considerada como um fator promotor da economia. “Um levantamento da Fenafisco revela que a cada um real investido na educação, tem-se um incremento positivo de 1 real e 85 no Produto Interno Bruto do país” disse.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, apresentou os números alcançados pela instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e ressaltou que educação não é gasto, e sim investimento. UFPB.jpgA reitora disse que se os cortes foram mantidos a UFPB vai parar em setembro. “Vamos funcionar até quando derem os recursos”.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, representou o reitor Nicácio Lopes que está em Brasília. Em sua fala Macedo destacou o crescimento do IFPB no estado e o papel que a instituição cumpre na inclusão social de jovens e adultos. Segundo o Pró-Reitor o bloqueio orçamentário impossibilita a manutenção de serviços básicos e precariza, a partir de setembro, o funcionamento da instituição. Macedo.jpg“Conclamo que a educação pública continue mobilizada para não permitir que uma concepção de educação excludente, ganhe esse processo de disputa, e se torne hegemônica no país” disse.

Ao final o vereador Marcos Henriques disse que a Câmara Municipal pretende encaminhar um documento a bancada federal paraibana pedindo empenho na luta contra os cortes na educação.

O contingenciamento de R$ 1,7 bilhão do orçamento das Instituições de Ensino Superior (IES) foi anunciado pelo Governo Federal no mês de abril. Somente na Paraíba o bloqueio nos recursos foi de mais de R$ 100 milhões. No IFPB o corte foi de quase 40% no custeio (despesas de manutenção).

DGCOM do IFPB