Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 > IFPB se mobiliza em defesa dos Institutos Federais

IFPB se mobiliza em defesa dos Institutos Federais

Ato aconteceu de forma simultânea em todo país na manhã desta segunda-feira (13)
por publicado: 13/05/2019 12h34 última modificação: 13/05/2019 17h13

Servidores e estudantes do IFPB se mobilizaram em toda Paraíba em defesa dos Institutos Federais e contra o bloqueio de recursos orçamentários feito pelo Ministério da Educação na última semana.

Na Reitoria os servidores, juntamente com o Reitor Nicácio, realizaram um abraço simbólico no edifício Coriolano de Medeiros em Jaguaribe. Juntos, vestidos de preto, todos entoaram a frase “Tira a mão do meu IF”. O ato teve o apoio de estudantes, gestores, técnico-administrativos e docentes.  Os Campi em toda Paraíba também fizeram suas manifestações de forma simultânea.

O Reitor Nicácio Lopes afirmou que o corte atinge a matriz orçamentaria do IFPB no tocante ao pagamentos de despesas primarias. “Caso esse bloqueio se estabeleça de fato, a instituição só tem condições de sobreviver até setembro. Aqui no nosso instituto o corte foi de quase 40% no custeio. Acreditamos numa reversão desse quadro”. Durante o ato de mobilização o reitor leu a nota oficial do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e fez um discurso em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, oferecida pelos institutos federais em todo país.

Estudantes se fizeram presentes no movimento: “O Instituto Federal transforma vidas, por onde passa transforma a realidade daquele local. Esse sentimento que eu tenho hoje é um sentimento de felicidade em ver os servidores aderindo a essa luta. Nós precisamos cada vez mais lutar e resistir pelo nosso instituto, por uma educação publica gratuita e de qualidade”, afirmou o líder estudantil Leandro Levy.

O IFPB possuiu atualmente mais de 28 mil estudantes matriculados em mais de 100 cursos oferecidos desde a educação básica à pós-graduação. Atuando também nas áreas de pesquisa, extensão e inovação tecnológica, o instituto engaja quase 500 pesquisadores, dentre professores e estudantes em projetos de pesquisa, e mais de 300 extensionistas, dentre professores e estudantes em projetos com a comunidade e mais de 40 patentes registradas junto ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.