Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 > Reunião de pais aproxima família e instituição e fomenta o ensino-aprendizagem

Noticia

Reunião de pais aproxima família e instituição e fomenta o ensino-aprendizagem

Encontro realizado no Campus Patos faz parte de ações de integração entre o IFPB e as famílias dos discentes
por publicado: 08/05/2019 11h48 última modificação: 08/05/2019 12h20

A aproximação entre família e instituições de ensino é um dos grandes desafios atuais na busca pela transformação da educação. Para romper essas barreiras, especialistas defendem que é necessário investir no diálogo entre todos os envolvidos no processo educacional. É justamente neste sentido, que o IFPB vem realizando diversas ações com o objetivo de integrar a família dos seus alunos à instituição.

Nesta quarta-feira (08), cerca de 400 pais e responsáveis participaram de reunião no Campus Patos, visando debater assuntos pertinentes ao rendimento educacional dos discentes dos cursos técnicos integrados ofertados. O encontro envolveu integrantes da gestão, professores e coordenadores dos cursos técnicos em Edificações, Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática e Segurança do Trabalho. 

A aproximação do campus com os familiares dos discentes é uma preocupação constante da gestão, conforme explica o diretor-geral Ronaldo Lima. “Não existe educação onde você dissocia escola e família. Assim, nós realizamos bimestralmente esse tipo de encontro com os pais dos nossos alunos desde 2012, e sempre temos percebido o crescente interesse dos familiares na participação”, acrescenta o diretor. Ainda segundo Ronaldo, a logística da reunião acontece da seguinte forma: "Após a realização do Conselho de Classe do campus, a Direção de Ensino e a Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante convocam os pais para a reunião, que é composta por momentos de entrega dos boletins dos alunos, reunião específica com coordenadores de cada curso e, caso desejem, um momento de diálogo com a gestão do campus".  

Além das questões pedagógicas e disciplinares, os pais participantes da reunião no Campus Patos debateram o orçamento disponível para 2019 e participaram de uma palestra sobre Ansiedade. “Temos percebido, nesta era tecnológica, que os jovens estão substituindo sua família pelo celular, estando mais propícios a transtornos de ansiedade e depressão. Desta forma, em nossos encontros, sempre temos a participação de profissionais como pedagogos, psicólogos, médicos, dentre outros, que abordam este tipo de situação não só no ambiente escolar, como também no familiar”, destaca Ronaldo.

O combate à evasão escolar também é ressaltado pelo diretor como um dos objetivos dos encontros. “A pretensão do campus é realizar ações para aumentar a participação das famílias e conscientizar a comunidade sobre seu papel no combate à evasão escolar”.

A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, caracteriza como promissoras as atividades que os campi do IFPB vêm realizando nesta perspectiva. "A presença dos pais no dia-a-dia das instituições possui uma relevância singular. É uma forma de nos unirmos para discutir problemas relativos ao processo ensino-aprendizagem para que os nossos alunos obtenham êxito e possam transformar nossa sociedade".

Verônica Rufino - DGCom 

registrado em: