Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 04 > Ministro do MCTIC recebe equipe gestora do IFPB

Destaque

Ministro do MCTIC recebe equipe gestora do IFPB

O encontro aconteceu neste sábado, dia 13, em Campina Grande, e versou sobre a construção do Pólo de Inovação
por publicado: 14/04/2019 08h00 última modificação: 14/04/2019 15h09
Exibir carrossel de imagens Encontro com o ministro astronauta Marcos Pontes.

Encontro com o ministro astronauta Marcos Pontes.

A construção de uma sede própria para o Pólo de Inovação do IFPB recebeu, neste sábado, dia 13, atenção especial do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação astronauta Marcos Pontes (MCTIC). O fato ocorreu logo após a solenidade de inauguração do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização em Campina Grande. É que o reitor Nicácio Lopes, acompanhado dos pró-reitores Mary Roberta, Silvana Costa e Pablo Andrey, além da diretora do Pólo de Inovação, Damires Yluska e do professor Francisco Fechini,  foi recebido cordialmente pelo ministro.

O gestor do MCTIC sinalizou com a possibilidade de liberar recursos do tesouro nacional, oriundos do orçamento próprio do ministério para investimento na infra-estrutura do Pólo de Inovação, instalado provisoriamente no Campus João Pessoa. “Foi uma audiência rápida, de apenas 10 minutos, mas o suficiente para o reitor Nicácio apresentar, com exclusividade, o nosso Pólo de Inovação e suas necessidades de autonomia para desenvolver sua missão enquanto indutor do desenvolvimento da pesquisa na região”, informou a pró-reitora de pesquisa Silvana Costa. 

O reitor Nicácio Lopes expôs para o ministro Marcos Pontes que o Pólo de Inovação foi um conquista do IFPB por meio de uma chamada pública em que participaram 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e apenas nove foram contempladas. “Radiografei o nosso Pólo de Inovação, apresentando de onde partimos, onde estamos posicionados e o que almejamos alcançar em cinco anos”, informou o reitor esclarecendo que o ministro do MCTIC mostrou-se sensível com a missão do órgão.

Nicácio ainda reforçou o pleito mostrando que a necessidade primordial do órgão nessa sua fase inicial é a construção de um espaço próprio para que o Pólo de Inovação do IFPB possa cumprir um papel singular na formatação e implementação das políticas públicas de inovação na Paraíba e região Nordeste.

O ministro ponderou e pediu a ampliação do diálogo, visando encontrar solução para os anseios da equipe gestora do Pólo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba. “Seguindo essa orientação, a nossa equipe vai encaminhar na próxima semana um documento, oficializando o pleito conforme o próprio ministro sugeriu”, finalizou o reitor Nicácio.