Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 03 > Coordenadores de Estágio realizam reunião de planejamento

Noticia

Coordenadores de Estágio realizam reunião de planejamento

Evento aconteceu no auditório da reitoria e contou com a presença dos campi
por publicado: 22/03/2019 08h31 última modificação: 22/03/2019 08h31

A Pró-Reitoria de Ensino por meio da Coordenação de Estágio e Relações Empresariais realizou nos dias 14 e 15 a 1ª Reunião Trimestral com Coordenadores de Estágio do IFPB. 

Entre os assuntos abordados estavam o planejamento para o corrente ano com enfoque no estudo da implantação do Programa de Aprendizagem do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE) no IFPB. Também foi realizado um treinamento prático no Sistema Unificado de Administração Pública-SUAP sobre o Módulo 

DSC_1381.JPG

Estágio, bem como a criação de Documentos Eletrônicos.

Na manhã do primeiro dia da reunião, os coordenadores receberam a visita da Auditora Fiscal do Trabalho Joana D'arc de Sousa, a qual fez uma explanação do assunto e assegurou a importância da criação do programa de aprendizagem no IFPB como instituição formadora.

Já à tarde, no Campus João Pessoa, em um Laboratório de Informática, foram realizadas palestras voltadas ao Módulo de Estágio no SUAP - apontamentos de melhorias e análises gerais, onde cada coordenador teve a oportunidade de solicitar adaptações no sistema a Diretoria de Tecnologia da Informação da Reitoria - DTI-RE.

Iniciando o ciclo de palestras, o servidor Carlos André Soares Correia discorreu sobre o Módulo de Estágio, esclarecendo os trâmites virtuais necessários ao cadastro de convênios e estágios. 

Em seguida, o Diretor Ivan Soares de Medeiros Junior palestrou sobre Documentos Eletrônicos, discorrendo do ciclo de um documento eletrônico e a importância da finalização dos mesmos no sistema SUAP. Apresentou o SUAP testes, uma espécie de cópia do Sistema SUAP original, de modo que os Coordenadores usassem este site para realizarem simulações/testes e assim melhorar a ambientação do servidor com a plataforma.

Na sexta-feira (15) os coordenadores receberam o Reitor Nicácio Lopes que firmou compromisso de apoiar a implantação do Programa de Aprendizagem e oferecer toda estrutura necessária assim como a disponibilidade de atuais servidores habilitados e a ampliação do diálogo junto com a Procuradoria Federal, visando dirimir as dúvidas referentes aos atos legais concernentes à esse programa. 

A Coordenadora de Estágio da Reitoria Glauciene Santana pontuou que o IFPB enfrentará uma evolução considerável a partir da implantação do referido programa. Evolução essa que será, ao longo dos tempos, observada por toda comunidade acadêmica, onde a inserção do discente no mercado de trabalho será mais efetiva, considerando a política da instituição no acompanhamento do discente. Segundo Glauciene, a implantação dependerá da vinculação de todos servidores envolvidos no estudo e execução do referido programa no IFPB, formados por meio de uma Comissão Central, a qual estudará o supracitado tema junto à Reitoria e campi. 

 O Programa de Aprendizagem, instituído de acordo com a Lei nº 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto nº 9.579/2018, é destinado a oferecer vagas de Empregos para jovens entre 14 e 24 anos. “No programa, os jovens são capacitados na instituição formadora e na empresa, combinando teoria e prática. Deste modo, os jovens têm oportunidades de inclusão social com a experiência do primeiro emprego, bem como desenvolvem competências para o mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que os empresários contratantes têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país. O acatamento pelo empregador à cota aprendiz mínima é obrigatória (5% do total de empregados do estabelecimento, cujas funções demandem formação - técnico-profissional metódica)”, concluiu Glauciene.

registrado em: